Corrida Paris-Bordeaux-Paris - 1895 Estes veículos a vapor atingiam a incrível marca de 20 km p/h. Em 1895, surgiu o pneu inflável pela Dunlop (este é um veículo a vapor semelhante ao citado) |
E em 1897, no Rio de Janeiro não foi diferente, o povo se surpreendeu com o primeiro automóvel da cidade, cujo dono era José do Patrocínio, o famoso Tigre da Abolição, que dirigia seu veículo a vapor importado da França.
A partir destes pioneiros tanto as ruas do Rio como de São Paulo e em outras capitais do Brasil, foram enchendo-se de verdadeiras joias de marcas e modelos de carros diferentes que desfilavam cores por todos os lados.
Os mais comuns
eram Chevrolets, Fords e Mercurys, mas somente em 1956, Juscelino Kubitschek
implantou a indústria automotiva no Brasil, e foi pela dinâmica do Grupo
Executivo da Indústria Automobilística (Geia), que na época revitalizou o
parque industrial do país.
Em
consequência revitalizou-se o Brasil, geraram-se muitos empregos, houve uma demanda por
profissionais especializados e técnicos, e assim foi, novas empresas e o aperfeiçoamento
de técnicas organizacionais forçaram o desenvolvimento de escolas
profissionalizantes, novas instituições educacionais e universidades. E novas e
seguras estradas foram construídas para atender as exigências do mercado
consumidor.
Assim a
data de 13 de Maio, tem uma significativa importância, pois nessa data, no ano
de 1958, foi produzido no Brasil o primeiro carro de passeio, o Belcar, pela Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. (Vemag), que também utilizava
um motor cujo bloco trazia a brasileira Sofunge como responsável pelo intento.
Sabemos que houve veículos fabricados antes desta data, mas estes não eram
classificados como “de passeio” e sim como “utilitários” como foram com o DKW
Universal e o Jeep Willys em 1956, e a Kombi em 1957.
A fábrica
DKW-VEMAG foi inaugurada em 1955, pelo então presidente JK. A antiga Vemag - Veículos e Máquinas
Agrícolas dedicava-se, desde 1945, à importação de veículos Studebaker dos
Estados Unidos, bem como à fabricação de tratores.
Da união com a DKW alemã, sob licença, surgiu, em 1957, o primeiro veículo de passeio brasileiro, o Belcar e a camioneta Vemaguet, dotada de um barulhento mas amado motor 3 cilindros de 2 tempos, que foram ao lado do “fusca” os carros mais populares do início dos anos 1960.
Da união com a DKW alemã, sob licença, surgiu, em 1957, o primeiro veículo de passeio brasileiro, o Belcar e a camioneta Vemaguet, dotada de um barulhento mas amado motor 3 cilindros de 2 tempos, que foram ao lado do “fusca” os carros mais populares do início dos anos 1960.
Poderá gostar de conhecer: