...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Dia do Automóvel - 13 de Maio

Corrida Paris-Bordeaux-Paris - 1895
Estes veículos a vapor atingiam
a incrível marca de 20 km p/h.
Em 1895, surgiu o pneu inflável
pela Dunlop
(este é um veículo a
vapor semelhante ao citado)
Nossa homenagem ao dia do automóvel é recordando a história, em 1893 um fato chamou a atenção de todos no centro de São Paulo, em plena Rua Direita, todos queriam estar próximos e tocar aquela preciosidade movida a vapor, era Henrique Santos Dumont, irmão do Pai da Aviação, “pilotando” seu carro aberto, claro movido a vapor.

E em 1897, no Rio de Janeiro não foi diferente, o povo se surpreendeu com o primeiro automóvel da cidade, cujo dono era José do Patrocínio, o famoso Tigre da Abolição, que dirigia seu veículo a vapor importado da França.

A partir destes pioneiros tanto as ruas do Rio como de São Paulo e em outras capitais do Brasil, foram enchendo-se de verdadeiras joias de marcas e modelos de carros diferentes que desfilavam cores por todos os lados.

Os mais comuns eram Chevrolets, Fords e Mercurys, mas somente em 1956, Juscelino Kubitschek implantou a indústria automotiva no Brasil, e foi pela dinâmica do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (Geia), que na época revitalizou o parque industrial do país.

Em consequência revitalizou-se o Brasil, geraram-se muitos empregos, houve uma demanda por profissionais especializados e técnicos, e assim foi, novas empresas e o aperfeiçoamento de técnicas organizacionais forçaram o desenvolvimento de escolas profissionalizantes, novas instituições educacionais e universidades. E novas e seguras estradas foram construídas para atender as exigências do mercado consumidor.

Assim a data de 13 de Maio, tem uma significativa importância, pois nessa data, no ano de 1958, foi produzido no Brasil o primeiro carro de passeio, o Belcar, pela Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. (Vemag), que também utilizava um motor cujo bloco trazia a brasileira Sofunge como responsável pelo intento.

Sabemos que houve veículos fabricados antes desta data, mas estes não eram classificados como “de passeio” e sim como “utilitários” como foram com o DKW Universal e o Jeep Willys em 1956, e a Kombi em 1957.

A fábrica DKW-VEMAG foi inaugurada em 1955, pelo então presidente JK. A antiga Vemag - Veículos e Máquinas Agrícolas dedicava-se, desde 1945, à importação de veículos Studebaker dos Estados Unidos, bem como à fabricação de tratores.

Da união com a DKW alemã, sob licença,  surgiu, em 1957, o primeiro veículo de passeio brasileiro, o Belcar e a camioneta Vemaguet, dotada de um barulhento mas amado motor 3 cilindros de 2 tempos, que foram ao lado do “fusca” os carros mais populares do início dos anos 1960.

Poderá gostar de conhecer: