...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Devagar se chega ainda mais longe! Por Fernando Silva

Devagar se chega ainda mais longe! Por Fernando Silva
É o primeiro Verão desta nova década do Século XXI.

Como acontece todos os anos, milhares de portugueses partem para o seu merecido descanso anual e, seja o destino a praia ou o campo, o automóvel é o meio para chegar a esse tão desejado fim.

E como acontece todos os anos, com os êxodos sazonais chegam os conselhos de segurança rodoviária, que nunca são demais relembrar.

Neste ano, a conjuntura obriga a que cada vez mais façam férias cá dentro, o que torna inevitável o preenchimento das principais “vias de acesso” às férias.

Neste ano, dois fabricantes de pneus, a Bridgestone e a Michelin, levaram a cabo iniciativas de alerta para este tão importante componente automóvel, o elo de ligação entre o seu carro e a estrada que o leva onde quer chegar. Os resultados foram alarmantes com mais de ¾ dos conjuntos de pneus inspeccionados a não estarem de todo preparados para as viagens estivais.

Com a crise económica é natural que tendamos a negligenciar o que não necessite de imediata substituição ou arranjo, mas a segurança é algo em que nunca devemos poupar, para o nosso bem e dos que viajam connosco.

Antes de partir, faça um checkup ao seu automóvel. Há redes de oficinas que o fazem gratuitamente. Não se esqueça que estes checkups servem para muito mais do que verificar os níveis de óleo e água e o estado das pastilhas e discos dos travões: aproveite para perguntar ao técnico sobre aqueles barulhos estranhos que tem ouvido ou porque é que aquela luz no painel de instrumentos teima em não desligar. Informe-se, seja informado e retire as suas dúvidas. Lembre-se que o sucesso das suas férias poderão depender dessas perguntas.

Mas como nem só de mecânica se faz a segurança do seu automóvel, aproveite para praticar os seus dotes do Tetris na altura de arrumar a bagagem! Tente acondicionar todas as malas e sacos na área de carga do seu carro: bagagem à solta no habitáculo pode ser perigosa num acidente ou numa travagem brusca. Quando estiver a fazer as malas, procure poupar na quantidade: mesmo no simples caso de ter que mudar um pneu, é mais prático retirar duas ou três malas de maiores dimensões do carro e colocá-las em segurança na berma do que fazê-lo com 10 ou 15 sacos!

Quanto ao combustível, evite o “andar na reserva”. As filas de trânsito e mesmo as voltinhas no parque à procura de lugar consomem mais combustível que imagina e ninguém que ficar apeado!
Reserve o seu primeiro dia de férias para mimar o seu automóvel. Vai ver que sai recompensado!
Boas férias!
Fonte: http://www.testdrive.pt/cronicas/cronicas_detalhe.php?Id=131

Nenhum comentário:

Postar um comentário