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NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

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Lombadas no trânsito - "speed bump" - Popularmente chamada de "quebra molas"

Lombadas de advertência no trânsito

As primeiras “Lombadas de advertência” que apareceram no trânsito foram saliências construídas no asfalto em forma convexa popularmente chamadas de quebra-molas.

Pelo elevado número de acidentes e o fato de alguns condutores haverem perdido a consciência de cidadania no cuidado e zelo para com os demais cidadãos, surgiu a necessidade das “lombadas de advertência”, que por motivos óbvios se multiplicaram rapidamente.

Atenção com pontos parados ou em movimento
 
Em qualquer cidade, seja qual for a proporção de tamanho ou o número de habitantes, há pontos que requer do motorista especial atenção.


Portanto, seja pelo simples fato de existir uma lombada de advertência, já se supõe que existe uma regra a ser respeitada, pelo menos o “bom senso” comum de estarmos em alerta, pois a qualquer momento poderá surgir algo do nada em nossa frente.

Um cuidado todo especial deve ser com os pedestres caminhando na calçada, estão desatentos e em movimento, podendo a qualquer momento mudarem de rumo. Mas se estão caminhando na rua, olho aberto neles.

Em faixas de segurança nem por um segundo podemos cruza-las quando há pedestres, há casos em que o pedestre ao tentar cruzar a faixa de segurança simplesmente retorna ao ponto de origem e temos que respeita-lo, pois ele é uma vida em movimento, portanto é a parte mais pequena e frágil no trânsito. Placas, luzes, faróis, (traffic lights), são indiscutíveis e devem ser respeitados.

Há indicadores para o “fator bom senso” e assim dobrarmos nossos cuidados.

Exemplos: Bicicletas, animais, veículos parados, sombra de árvores, buracos, uma bola parada ou em movimento, placas de sinalização, radares, barricadas, cones, luzes de advertência, ou policiais em serviço ou simplesmente crianças brincando.

Mas muito cuidado ao dirigir a noite ou pela madrugada!


Placa sinalizadora que antecede uma lombada
As lombadas no trânsito urbano seja qual for a forma e tamanho, foram construídas para alertar a nós condutores da aproximação com um perigo eminente, podendo ser escolas, obras, pedestres, uma curva acentuada, má visibilidade, cruzamentos, checkpoint, saída de equipamentos pesados, praças públicas, enfim uma centena de situações.

Se cada condutor respeitasse a velocidade determinada na sinalização, não haveria necessidade de lombadas de advertência, mas como ninguém é perfeito, e nós temos que reconhecer, sem elas possívelmente teriamos cometido algum deslize para conosco e para com a cidadania.

Vamos tentar conhecer algumas lombadas mais comuns.

Lombada “quebra-molas”

Estas lombadas são chamadas de “quebra-molas” devido aos danos que podem causar na suspensão dos veículos ao passarem por elas acima da velocidade indicada.

Temos que encara-las de frente, nunca passar em diagonal.

Cruza-las na menor velocidade possível "quase parando" e sem os pés nos freios, para evitar o choque, se isso ocorrer poderá danificar algum componente do veículo. 



Infelizmente não há um padrão na sua forma, simplesmente são construídas a critério do construtor da mesma.




Lombada “eletrônica”

Técnicamente chamadas de "REV - Redutor Eletrônico de Velocidade".

Indica a velocidade do veículo que se aproxima e a velocidade do local.

Ainda são muito poucas espalhadas pela cidade, pois são caríssimas e requerem manutenção constante.

Na segunda foto temos um exemplar que indica a chance de acidente do veículo que se aproxima.

Lombada "Sonora"

Ao passar por esta lombada os pneus produzem algum ruído, nos alertando que mais a frente poderá haver saída de paramédicos, bombeiros ou polícia.


Lombada “a divina”
Acordará o condutor que estiver com os pensamentos nas nuvens, sonhado com o amor celestial ou com os passarinhos — portanto, não haverá danos pessoais e materiais.

Este modelo foi encontrado na divisa entre os Estados de Nevada e a California - USA, são suaves e longas.

O veículo poderá passar por ela normalmente e não sofrerá danos, pois está construída ligeiramente acima do nível do pavimento.

Ao passar por ela temos a sensação de estarmos numa gangorra!

Seu ponto mais alto está entre 8 a 10 centímetros. A mesma possui entre 2 a 3 metros de extensão, e está localizada como a 10 a 15 metros antes da faixa de segurança, dando tempo assim para que o condutor tome consciência e pare antes do perigo eminente.

É uma das lombadas mais seguras que temos editado neste pequeno artigo.



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Lombadas moldáveis com olhos de gato
São uteis em estacionamentos, mas são práticas em locais que requerem rapidez e agilidade na aplicação. Sua maior vantagem é a visibilidade!
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Lombada fixa com olhos de gato 
energizados por luz solar
Ideal para faixas de segurança - experiência Koreana


Lombada parcial
ideal para condomínios e estacionamentos




Lombada "virtual"
Elemento “surpresa”, esta foto que vemos é uma experiência canadense, trata-se de uma imagem simbolizando um buraco no asfalto.

As autoridades a transferem a diferentes pontos da cidade, os resultados de sua eficácia ainda são pouco conhecidos.




Lombada "já estamos de saco cheio"!
Onde moradores se movimentam e solicitam providências às autoridades de trânsito uma lombada no local, e que geralmente sem obterem resultado prático e imediato, tomam suas próprias providências, construindo lombadas populares para serem ouvidos nos seus reclamos, tais como: colocando pedras, galhos, paus, abrindo buracos, ou queimando pneus.

Muito cuidado com elas, pois por estarem construídas sem técnicas de segurança poderá causar um sério acidente, com danos pessoais e ao nosso veículo, além de prejuízos financeiros.




Lombada "ecológica", eita nóis, se a moda pega!


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Portugal, isto é incrível! 
Lombadas para pedestres!
Barreiras de ferro e latões de lixo,
Sr. Luiz Nobre nos relata a sua vivência no Canada, mas da um recado muito claro aos motoristas brasileiros!
Agora vamos nos divertir com a neurose do amigo.

2 comentários:

  1. Lendo isto me deu nojo de saber que as autoridades pensam dessa forma, Pois estas malditas lombadas estão sendo construidas de qualquer jeito por pessoas sem consciência e em qualquer lugar, atrapalhando o trânsito, prejudicando um resgate.Imagine um doente dentro de uma ambulância tendo que passar por várias lombadas inrregular. Na minha cidade estão fazendo estas porcarias com 15cm de altura por 50cm de largura.Gostaria de saber do contran se isto é certo. Lembrando que são os imposto dos carros que paga estes funcionários que fazem estas m

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  2. Jair antunes, sei que a pergunta não foi para mim mas posso responder. O contran tem resolução para isso e elas tem quer ter 8cm por 1,5m e 8cm par 3m. o que acontece é que cada um faz do seu jeito e fica essa bagunça.

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