Por
mais que falemos de coisas esquecidas em garagens, porões ou celeiros, a janela
do tempo para certos veículos, pode ser medida em algumas décadas; ou mais do
que isso, pois os estragos do tempo e da memória tendem a destruir qualquer
coisa, quando abandonados.
A
Porsche revelou, em janeiro de 2014, que adquiriu um veículo recém descoberto
dentro de um celeiro do inicio do século, trancado e intocado nos últimos 112
anos — o primeiro carro projetado pelo fundador Ferdinand Porsche, que correu
pelas estradas da Áustria em 1898.
O
carro em questão não parece ser muito mais do que uma carroça puxada a cavalo,
mas em sua época foi uma proeza tecnológica. Projetado por Ferdinand Porsche,
com a idade de apenas 22 anos, o carro foi conhecido como o Egger-Lohner, mas
também apelidado de P1 por seu criador, que gravou esse código em suas principais
peças.
Após
o primeiro percurso de sua primeira unidade em 26 de junho de 1898, Porsche
continuou a desenvolver o carro, e em setembro 1899 ganhou uma corrida de 24
milhas de carros elétricos com três passageiros, terminando 18 minutos à frente
do segundo desafiante. Porsche passou a trabalhar para a Mercedes e outros fabricantes
de automóveis alemães; mas somente em 1948 fundou sua própria montadora.
Porsche
se recusou a revelar detalhes sobre como ele encontrou o carro, ou a forma de
como o P1 conseguiu sobreviver em bom estado sem qualquer restauração por tanto
tempo; um porta-voz disse que a pessoa optou por manter o anonimato. O veículo
agora irá viver no Museu Porsche em Stuttgart, Alemanha - e, com ela, fica o
mistério de como conseguiu sobreviver por todo século 20.
O 1886 Egger-Lohner - P1 - com uma réplica de seu ex-corpo |
Vejamos o PORCHE hoje, um século após sua primeira volta de 1898!
.
Assim, a partir de um pequeno passo do Senhor Ferdinand Porche e seu P1, construído manualmente em sua garagem, hoje, passados mais de um século podemos comparar o sucesso de um sonho.
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