...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Qual é a distância segura, ou distância de seguimento?

Qual é a distância segura do veículo que vai a nossa frente? A, B, ou C?

Vamos pensar juntos:
O veículo C está próximo e precisará de reflexo rápido para reagir, possui pouco espaço de parada, sua rota de escape é o acostamento.

O veículo B
está muito próximo e poderá estar acreditando que esta economizando combustível por estar viajando no vácuo do veículo a frente, numa situação de emergência seu veículo torna-se mais leve no vácuo, poderá perder o contato com o piso, portanto tem mais chance de uma séria colisão.

Então nos resta o veículo A, como a distância nos proporciona tempo para reagir, assim a distância de parada nos permitirá parar em segurança e sinalizarmos para quem nos segue na mesma linha.

Vamos tirar a prova.


A distância segura de seguimento para veículos pequenos é no mínimo de 3 segundos e para veículos grandes são no mínimo de 4 a 7 segundos.

Quando o veículo a nossa frente passa por um sinal, ou um outro objeto, (no desenho é o cone vermelho) comece a contar: “mil e um, mil e dois, mil e três”.


Se nós passarmos pelo objeto antes de terminarmos de contar, é que estamos demasiado perto. Devemos deixar mais espaço.

O teste para jovens e inexperientes, poderá ser exercitado como “mil cento e um, mil cento e dois, mil cento e três”. Portanto haverá mais distância de seguimento.

Poderá gostar de conhecer:
 Motorista designado, o verdadeiro herói da festa

Nenhum comentário:

Postar um comentário