...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Plástico em Petróleo

Pesquisadores japoneses criam máquina que transformam plástico em petróleo!

Todos sabem que o plástico é o material originado do petróleo. Mas a novidade é que este material reciclável pode ser transformado de volta em sua matéria-prima – o petróleo.

Uma equipe de pesquisadores conseguiram criar uma máquina “caseira” capaz de converter materiais plásticos em petróleo, podendo então obter seus combustíveis derivados.

De acordo com a equipe, esta máquina é capaz de converter 1kg de plástico em
1 litro de petróleo, o que é uma eficácia impressionante, principalmente levando
em consideração que não é gerado Dióxido Carbôno (CO2) durante o processo!

Esta é uma ótima notícia a favor da atual tendência de sustentabilidade. Só não
temos ainda, infelizmente, informações sobre sua disponibilidade comercial.

Clique abaixo para conferir um VIDEO com mais detalhes sobre o aparelho.





Mas vamos dar um passeio em nossos velhos conceitos e entender um pouco mais sobre as histórias e a origem Petróleo!

O Petróleo não é de origem fóssil, continua a ser gerado ininterruptamente pela Terra e é inesgotável.

A afirmação de que o petróleo iria se esgotar foi divulgada em 1919, gerando pânico no mundo. A notícia era de que havia um ponto máximo de produção e depois o petróleo acabaria. Esse ponto máximo é conhecido hoje como "Peak-Oil" (o novo rótulo).


Segundo os especialistas o petróleo só duraria mais 20 anos. No entanto quase 100 anos depois essa teoria catastrófica tem sua data "adiada para o futuro". A cada dia extrai-se mais petróleo para atender ao consumo crescente.

O Petróleo é Abiótico (não fóssil)!
A teoria de que o petróleo tinha sua origem em fósseis de organismos vivos e, portanto, seria biótico, partiu do geólogo russo Mikhail Lomonossov em 1757. “O petróleo surge de pequenos corpos de animais e plantas, enclausurados em sedimentos sob alta pressão e temperatura e transformam-se em petróleo após um período inimaginável". Porém, até hoje, não sabemos em que base ele se baseou para afirmar essa teoria. Simplesmente foi confirmada e aceita por todos sem provas.

Há mais de 200 anos que se ensina essa teoria nas universidades, sem questioná-la. Nunca foram encontrados fósseis de animais ou plantas nas reservas de petróleo e ainda assim, apesar da falta de provas de que a teoria do combustível fóssil é unicamente uma crença sem qualquer base científica, os geólogos aceitam-na como verdade.

Além disso, um dos elementos mais presentes sobre a Terra no nosso sistema solar é o carbono. Nós, seres humanos, somos formados em grande parte por carbono, assim como todos os outros seres vivos e plantas do planeta. Em pelo menos 10 planetas e luas de nosso sistema solar há grandes quantidades de hidrocarbonetos, que é a base para o petróleo.

A sonda espacial Cassini descobriu, ao passar próximo de Titan, a lua de Saturno, que ela está repleta de hidrocarbonetos líquidos. Mas um detalhe chama a atenção. Não havendo lá vida para produzir os hidrocarbonetos, estes devem ser fruto de alguma outra transformação química, ou seja, devido à sua particular configuração atômica, o carbono possui a capacidade de formar moléculas complexas e apresenta, entre todos os elementos químicos, a maior complexidade de ligações químicas.

Aqui na Terra, as placas continentais flutuam sobre uma inimaginável quantidade de hidrocarbonetos. Na parte mais profunda do planeta surgem, sob determinada temperatura, pressão e condições adequadas, grandes quantidades de hidrocarbonetos.

A rocha calcária anorgânica é transformada num processo químico e os hidrocarbonetos que daí resultam, por serem mais leves que as rochas sedimentares, sobem pelas fendas da Terra e acumulam-se sob camadas impermeáveis da crosta terrestre. O magma quente é o fornecedor de energia para este fenômeno geológico. O resultado dá pelo nome de petróleo abiótico, porque não surgiu a partir da decomposição de formas biológicas de vida, mas antes por um processo químico no interior da Terra.
Detalhe: este processo acontece ininterruptamente. O petróleo é produzido continuamente.


Par provar a teoria do petróleo abiótico, os especialista defendem o seguinte:
- A extração do petróleo ultrapassa os 13 km de profundidade. Nesse caso há uma contradição em relação à tese a tese do petróleo fóssil. Os restos dos seres vivos nunca chegaram a tais profundidades e a temperatura que é elevadíssima teria destruído todo o material orgânico.

- Há também a argumentação de que, pelas previsões, as reservas de petróleo que deveriam estar vazias desde os anos 70. No entanto, inexplicavelmente elas voltam a encher-se por si mesmas. Esse fenômeno só pode ser explicado pela produção incessante de petróleo abiótico (química) no interior da Terra.

- Outro argumento está justamente no consumo. A quantidade de petróleo extraída e consumida nos últimos 100 anos não poderia ter origem fóssil dado que nunca existiu material vegetal e animal suficiente para ser transformado em tanto petróleo. Somente um processo de fabricação de hidrocarbonetos no interior da Terra poderia explicar esta quantidade gigantesca.

- Ainda na esteira de quem contesta a teoria de 1919, ao observar as grandes reservas de petróleo no mundo, é notório que elas surgem onde as placas tectônicas estão em contacto umas com as outras ou quando se deslocam. Nestas regiões, onde há inúmeras fendas, o petróleo vem do interior da Terra migrando lentamente através dessas aberturas para a superfície.

- Especialistas criaram em laboratório condições semelhantes àquelas que predominam na parte mais profunda do planeta. Nessas condições foi possível produzir metano, etano e propano, provando assim que os hidrocarbonetos podem formar-se no interior da Terra através de simples reações anorgânicas e não pela decomposição de organismos mortos.

- Outra argumentação é que o petróleo não pode ter 500 milhões de anos e suas moléculas de carbono não terem se decomposto. O petróleo que utilizamos é recente, caso contrário já se teria volatilizado há muito tempo. Isto contradiz o aparecimento do petróleo fóssil a teoria original e, segundo os especialistas, comprova a teoria do petróleo abiótico.

Fontes:
Artigo «Qual crise energética?»
http://citadino.blogspot.com/2009/o-petroleo-nao-e-de-origem-fossil.html
www.inacreditavel.com.br/novo/mostrar_artigo.asp?id=515
http://alles-schallundrauch.blosspot.com
- DAILY TELEGRAPH – lagoas de hidrocarbonetos no planeta titan - Placas Tectônicas
- Revista Tecnologia
fonte:
http: // www youtube.com/watch?v=R-Lg_kvLaAM&feature=player_embedded Techzine
http: // www techzine.com.br
http: // www techzine.com.br/arquivo/japons-cria-mquina-que-transforma-plstico-em-petrleo/

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário