...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Google - Carro para deficientes visuais

A exemplo da empresa alemã Autonomos Labs e a Universidade de Berlim, equipe liderada pelo professor Raúl Rojas, controlando um táxi sem motorista. Neste mês de março de 2012, a empresa Google, com o projeto nominado "Self-Driving Car Test: Steve Mahan", anunciou em Los Angeles, que esta fazendo testes com o equipamento “piloto automático”, adaptado ao veículo Toyota Prius, onde expõe o Sr. Steve Mahan, incapacitado visualmente cerca de 95%, como nos mostra no video abaixo.

Percorre algumas ruas e avenidas de Los Angeles, e a exemplo de viver uma vida normal entra em um “drive thru” de um restaurante de comida rápida, após se dirige a uma lavanderia para buscar suas roupas.


No vídeo observa-se que o Sr. Steve, não utiliza-se de mãos e pés, enquanto desfruta do sabor de sua comida.


Primeiros Testes em 28 de março de 2012

Apesar de considerar que sua perda de visão está acima do que a lei lhe permite fazer, o motorista Steve Mahan, comenta também que suas condições de visão não lhe permitir fazer mais algumas coisas. Porém agora, com este novo recurso apresentado pela Google, comenta;

"Isto me daria a independência e a flexibilidade para ir a lugares onde tenho que ir e quero ir, quando preciso fazer qualquer coisa".

O veículo é equipado com um sistema de sensores de localização, bem como radares e lasers. Porém, durante o teste no percurso, o copiloto de Mahan usava um computador portátil que estava conectado ao veículo.

A Google nos explica no YouTube que a condução com Steve Mahan foi realizada em "uma rota cuidadosamente programada" e que a experiência foi "um experimento técnico" que ofereceu "um olhar promissor sobre o que a tecnologia autônoma pode um dia conseguir se for obtida uma tecnologia rigorosa e com os padrões de segurança".

A empresa anunciou seu projeto de automóvel com condução automática em 2010 e criou um protótipo capaz de ser guiado com o uso de seus mapas que foi testado com sucesso esse ano na Califórnia — tivemos a sorte de flagrar um desses raros momentos.


O automóvel percorreu o estado americano de ponta a ponta e rodou mais de 225 mil quilômetros sem motorista ao volante, embora sempre sob supervisão e em situações de circulação propícias, segundo informou a empresa, que não deu maiores detalhes quando aconteceu o experimento com Steve Mahan.

A Google acredita que os veículos não tripulados podem ajudar a reduzir os acidentes de trânsito e a realizar uma condução mais eficiente do ponto de vista energético.

Novembro de 2011 - Os estudos continuam:

O "Google Driverless Car" ou Veículo autônomo da Google, é um projeto do Google, que envolve o desenvolvimento de tecnologia para carros sem motoristas.

O projeto está sendo conduzido pelo engenheiro do Google Sebastian Thrun, diretor do Laboratório de Inteligência Artificial de Stanford e co-inventor do "Google Street View."
Apresentação do projeto 31 de Março de 2011 




Primeiros testes em 30 de Setembro 2015

Outros veículos autônomos em testes em 13 de Setembro de 2016

Nosso comentário
Resta-nos a acreditar que a Google ou outras empresas especializadas em projetos semelhantes, demonstrem mais situações que deem a todos a segurança para compartir o trânsito com tais veículos, pois esse tipo de projeto nos mostra que o leque de vantagens esta em aberto.

A exemplo de táxis ou pessoas incapacitadas de movimentação, virão uma esteira de utilidades, entregas de mercadorias, veículos coletivos, correios, e etc.

Então, fica a questão no ar, poderão esses veículos num futuro controlar semáforos, conversarem entre si e elegerem suas prioridades?

Poder-se-ia dizer também, assim como os veículos automáticos facilitaram a vida de muita gente, esses equipamentos poderão ser requisitados no mundo inteiro, levando-nos a uma nova indagação — Poderá o sistema viário de pequenas ou grandes cidades sofrer uma nova transformação?

Fonte:

Yahoo, Google, Professor Raul Rojas


Conheça também a pesquisa da Equipe do Professor Rojas

Poderá divertir-se com o desenho infantil de Mr. Magoo

Poderá gostar de conhecer:

2 comentários:

  1. Olá eu chamo-me Michael e sou cego e gostaria de saber se já a carro para cegos a venda fico à espera de alguma resposta o meu Mail e michaelaraujo1991@hotmail.com abrassos maiores comprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michael Araújo,
      Bom dia,
      Muito legal estar te respondendo esta sua questão, estivemos buscando por notícias mais recentes, sobre o veículo autônomo da Google, as notícias são boas, pois esses veículos autônomos estão em fase bem avançada de testes.
      Particularmente, acreditamos que, ao longo do tempo, esses veículos autônomos serão utilizados também para pessoas com outros tipos de necessidades, por exemplo para táxis e ou empresas comerciais.
      Por favor, o amigo deve começar a cobrar nossas autoridades no Brasil levantando o problema, pois na Califórnia as autoridades já estão se movimentando com relação a testes para deficientes visuais.
      Por favor, não deixe a ideia morrer, escreva para a Google nos EUA, a Mercedes, a BMW e a Roll-Royce ambas na Alemanha, e a Nissan no Japão, questionando por informações, buscando pela disponibilização desses veículos autônomos também no Brasil.
      Lembre-se ao escrever, diga-lhes do seu prazer em dirigir, um conceito tão difícil de pratica-lo no Brasil.
      Muito obrigado por escrever,
      Wilson
      https://www.youtube.com/watch?v=AeHtU6uOI1U
      https://www.youtube.com/watch?v=ftouPdU1-Bo
      https://www.youtube.com/watch?v=_qE5VzuYFPU

      https://www.youtube.com/watch?v=nDFbg-1gE20

      Excluir