...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

MISOFONIA — Um limite para Motos, Motoboys, Motociclistas

Não estamos nos referindo ao trabalhador, ao pai de família ou ao jovem que se utiliza de sua motocicleta para ir ao trabalho ou para passear em um dia de folga e desfrutar da natureza.

Estamos tentando conversar com motociclistas, que por alguns momentos esquecem-se da palavra "limite" e ultrapassam a barreira da amargura para os demais.

Não queremos falar sobre o incomodo do alto ruído do escapamento aberto atrapalhando a vida do cidadão comum, do ruído que não permite o descanso natural de uma criança, de uma pessoa convalescente ou de um ser idoso, enfim de todos nós, por que o escapamento aberto é um flagrante desrespeito à cidadania, inclusive ao próprio motociclista.

Vamos tentar conversar sobre a “MISOFONIA”, uma enfermidade que atinge uma minoria da população e, foi catalogada recentemente, em 1991, pelos cientistas Pawel Jastreboff and Margaret Jastreboff.

Em inglês é conhecida como “Misophonia”, ainda não há muito material a respeito, mas algo já se consegue descobrir:
Trata-se de “Ódio ao Som”, um distúrbio neurológico da sensibilidade auditiva contra sons fortes ou fracos.
Pouco se sabe sobre a localização anatômica da anormalidade fisiológica que provocam tais sintomas, mas atacam as estruturas do sistema nervoso central.
 
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, que podem variar, mas são relacionados ao som de movimentos.
A pessoa que padece desta doença se irrita geralmente com a respiração ou alguém se alimentando, com o estralar de dedos, tic-tac do relógio, de alguém batendo em mesa ou balançando chaves, principalmente de movimentos repetitivos.
 
Mas com o barulho de um escapamento aberto pode levar a um ser que sofre de misofonia até a tentar o suicídio, tal o elevado nível de desespero do som ensurdecedor de um escapamento aberto.

Somos especialmente gratos ao motociclista que desfruta de sua motocicleta respeitando aos demais e, se o som barulhento de sua moto se destaca dos demais, praticamente já é uma denúncia clara que algo não anda bem.

Aos senhores fabricantes de “escapamentos” somos especialmente gratos por se negarem a atender pedidos de escapamentos que facilitam retirar o “miolo” desses equipamentos.

Somos gratos aos comerciantes que não trabalham com tais equipamentos, também somos especialmente gratos aos senhores instaladores de escapamentos que se negam a retirar o tal “miolo” de tais equipamentos.

Somos eternamente gratos aos motociclistas, que compartilham eventos com o bem estar de nossas comunidades.
Senhores pais com filhos motoqueiros, conversem com um de seus vizinhos, mas ouça-o, sobre o comportamento de seu filho  —  esteja preparado, pois você terá uma surpresa!

Preparamos algo bem mais completo sobre misofonia que poderá ajudar a muitos, inclusive a familiares dos misofonicos: (Clique Aqui Misofonia)

Poderá gostar de conhecer
► Misofonia

Tags:

25 comentários:

  1. Gente essa doença é muito séria e realmente é tão intensa que voce geralmente pensa em suicídio. Um dia dia estressante, um inferno eterno, não se vê cura, não temos controle. E tudo o que a pessoas tem a nos dizer, é que estamos com frescura. Nossa doença é mais séria que muitas outras. Nós temos consciência que não podemos nos controlar e não podemos controlar a população inteira. Temos que depender da boa vontade das pessoa e todas as vezes nos retirar porque somos o incomodado. Nossa vida social é limitada e cada vez mais se reduz. Não escolhemos isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimada Halyne Ribeiro,
      Nós acreditamos em você e sentimos muito por seu eterno sofrimento.

      Bem recentemente assistimos o “desespero” de uma jovem colombiana comentando sobre suas tentativas de suicídio, devido a incompreensão das pessoas, principalmente na escola, que transformou sua vida na necessidade de manter-se isolada em quarto a prova de som, seu único recurso era utilizar-se de protetores de ouvido. Tal era o desespero dessa jovem que sua mãe, para protegê-la, conversava com ela na forma de mimica.

      Assim como enxergar, degustar, cheirar ou o tato, o processo de ouvir faz parte das sensibilidades do espírito, mas não assim em que um decibel se multiplica em milhões de decibéis.

      Seria interessante que outras pessoas que tenham o mesmo tipo de problema, mantivessem algum tipo de contato, e juntas buscassem o intercâmbio de informações que as levassem a buscar soluções adequadas a esse tipo de situação anômala.

      Receba um abraço amigo, Wilson
      vidaecrescimento@gmail.com

      Excluir
  2. Gostaria de me aprofundar mais sobre este assunto, será que especialistas no caso já escreveram algum livro, dando dicas de como amenizar este sofrimento? se alguem souber gostaria que postassem o nome de tal livro.

    ResponderExcluir
  3. Sra. Maria Giselda Gomes Garcia
    Muito obigado por sua visita.
    A enfermidade Misofonia foi recentemente diagnosticada e ainda há muita pouca literatura a respeito, porém sensibilizados com o problema, publicamos algo mais sobre MISOFONIA em nosso blog VIDA ETERNO CRESCIMENTO.
    Também acrescentamos uma interessante conexao com a espiritualidade, escrita pelo Sr. A.José Lopes da Luz.
    Receba um abraço amigo, Wilson
    http://vidaeternocrescimento.blogspot.com.br/2013/01/misofonia.html

    ResponderExcluir
  4. Sim há possibilidade de melhorar, e com a ajuda de Deus ficar bem.

    ResponderExcluir
  5. Estimada "HAJA LUZ",
    Muito Obrigado por sua visita!
    Esse problema é mais comum entre as pessoas do que se imagina!
    Pesarosos deste problema que tanto afeta a tantas famílias, estamos com uma pesquisa mais ampla sobre o tema no endereço:
    VIDA ETERNO CRESCIMENTO
    http://vidaeternocrescimento.blogspot.com.br/2013/01/misofonia.html

    Receba o carinho de nosso abraço amigo,
    wilson

    ResponderExcluir
  6. Olá Wilson

    Na realidade é normal que isto seja comum.
    Isto significa que esta engenharia social, está a colocar os seres vivos sobre um stress ENORMISSIMO, e por isso é normal, isto suceder.
    Já afirmei, o problema não é vosso!
    Isto é um problema desta sociedade moderna.
    Moderna não significa evoluída, antes pelo contrário, esta sociedade regrediu, e está a involuir.
    O mundo não é o mesmo! Diariamente somos agredidos por poluição sonora e electromagnética, isto leva a um desgaste.
    Qualquer ruído, barulho, que seja muitas vezes repetido, vai stressar qualquer ser humano. Há barulhos que PREJUDICAM qualquer ser humano, e se forem repetidos durante muito tempo, as pessoas acabam por ficar sensíveis a esses barulhos. A comunidade científica sabe disso, só que o problema é que eles vivem da doença, não da saúde.
    Só uma pequena correcção, estimado



    ResponderExcluir
  7. Sofro diariamente com isso, e já reagi com agressividade. Infelizmente é incontrolável e irracional a reação. Ando com fones de ouvido 24 horas por dia, a fim de evitar essas situações. Somos vistos como intolerantes, impacientes e implicantes. É incrivel a incapacidade que temos de ignorar o som que nos incomoda, é como se o cérebro buscasse por aquele som, mesmo sendo torturante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo nem imaginar o tamanho de seu sofrimento. Certa vez, conhecemos uma senhorita colombiana, foi onde tomamos contato com o problema e nos sensibilizamos, ela se comunicava por sinais com sua mãe, então passamos a perceber o problema em muitas pessoas. Começamos a reunir todos os casos para escrever algo, temos um artigo mais amplo sobre a questão no endereço Vida Eterno Crescimento/Misofonia.
      Recentemente lendo sobre problemas da coluna vertebral, um cidadão não falava diretamente sobre a misofonia, mas citava que 2 ou 3 vertebras na coluna, embaixo do cranio, dizia ele que alterava a sensibilidade nos ouvidos, era pouquíssima informação. Fiquei parado nesse detalhe, nunca mais consegui nada a respeito, pois esse artigo estava em inglês.
      Amigo (a), você que nos escreve nesse momento, sabemos que não é fácil, busque em sua memória, se você tem algum sintoma relacionado com a coluna, algum histórico, um mal jeito, talvez um tombo, uma pancada na infância. Estou jogando no escuro, talvez se puder tirar um raio-X da coluna, por favor nos conte mais alguma coisa, talvez possamos ajudar a muita gente.
      Se isto tiver alguma relação, do mais profundo de minha alma, espero muito que te ajude, inclusive a sensibilizar a todos barulhentos da face do planeta.
      Essa causa precisa ser abraçada, Wilson
      por favor visite estas informaçoes:
      http://vidaeternocrescimento.blogspot.com.br/2013/01/misofonia.html

      Excluir
  8. Boa noite. Eu sofro tanto de misofonia que não consigo controlar.Meus pais comem de boca fechada mas mesmo assim eu consigo ouvir, a televisão pode estar altissima que eu consigo ouvir. Meus pais não me respeitam, já sabem que eu detesto e dizem que é frescura. Agora pouco discuti com meu pai. Ele tava chupando dente de proposito e eu estou muito nervosa. Se o respeito não é recíproco, então que não cobrem de mim. Meu namorado está começando a fazer barulho enquanto come e eu to avisando pra ele. Barulhos de mastigação são uma tortura. Estou tentando ficar nos lugares para tentar me controlar, como forma de terapia, mas se fico, o barulho fica martelado na minha cabeça e me leva a IRA. Como isso é um distúrbio psicológico, acredito que não haja tratamento. Meu nome é Rafaela Piassi, tnho 18 anos e esse disturbio já faz parte de mim a pouco mais de 3 meses. (Antigamente eu detestava mas nunca pensei que fosse doença, então está comigo a mais tempo)

    ResponderExcluir
  9. Srta. Rafaela,
    Você não esta sozinha nesse problema, infelizmente essa super audição é incompreendida, devido haver sido diagnosticado recentemente como enfermidade.
    Por favor entre neste endereço, onde melhor detalhamos o problema.
    http://vidaeternocrescimento.blogspot.com.br/2013/01/misofonia.html
    Você devera ter muita paciência com a sua família, até que eles te compreendam, faz parte do processo.
    Quando compreendido, tudo isso será revertido a seu favor!
    Muito obrigado por compartir, wilson

    ResponderExcluir
  10. Só tenho uma coisa para dizer: estou aliviada! Depois de anos tentando descobrir o que eu tinha e sendo julgada como "maluca" agora tenho resposta para dar aqueles que me julgaram. Sinto esses sintomas desde meus 12 anos, sei bem como é ser uma misofonico. Obrigada, agora o que sinto tem nome! Daqui para frente é buscar melhorar sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem todo nosso respeito! Infelizmente, na maioria das vezes é em casa onde esta a maior luta do misofonico. No artigo ora publicado, embaixo esta escrito (clique aqui), por favor, entre nela e te descortinará algo mais completo e elucidativo sobre MISOFONIA. Receba o carinho de nosso abraço, Wilson e Iolanda

      Excluir
  11. Até que enfim, estou vendo um trabalho que me orientou, já tive até vontade de me matar, porém aqui em casa todos entenderam, começamos por trocar os pratos de plastico que eram barulhentos, por outros de louça. Muito obrigado por ajudar, Nelson, Caçapava

    ResponderExcluir
  12. Vendo a matéria no fantástico, descobri o que tenho desde criança! E a cada dia que passa fico pior! O meu companheiro emite sons horrorosos quando come, e a consequencia é que já não ponho mais a mesa, um hábito que sempre admirei em minha família, agora fazemos nossas refeições em qualquer lugar da casa, cada um com seu prato na mão! Também não durmo mais com ele devido ao ronco insuportável, enfim, estamos cada vez mais afastados, vivemos como amigos!! E agora, o que faço??? Já sei o diagnóstico, mas aonde procurar ajuda?? As pessoas não podem viver em função do meu problema! É uma situação difícil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhora Dayse,

      Nossos respeitos pelos momentos difíceis que a senhora está vivendo.
      Temos um artigo um pouco mais esclarecedor, por favor se puder leia-o com muita calma para um melhor entendimento no endereço citado abaixo.
      Mas, o Brasil tem ótimos profissionais médicos otorrinolaringologistas, e a senhora precisa buscar por um deles, para um aconselhamento saudável para não perder a sua saúde.
      Por favor tenha muita paciência com a sua família, até que eles te compreendam, faz parte do processo.
      Quando compreendido, tudo isso será revertido a seu favor!
      Muito obrigado por compartir, Wilson
      http://vidaeternocrescimento.blogspot.com.br/2013/01/misofonia.html

      Excluir
  13. Olá! tenho lido artigos sobre misofonia e acredito ter sintomas suficientes para não me considerar mais a 'chata' da família. Interessante é que barulho de motocicleta, me irrita sim, mas não é o pior de todos. Barulhos como os de chave balançando, o som de algumas vozes, determinados tipos de música, mesmo que muito ao longe (e ouço muito bem!) me irritam a ponto de eu precisar sair um pouco, ou em último caso me refugiar no banho.

    ResponderExcluir
  14. Isso está atrapalhando até o meu relacionamento com minha Família, pois as vezes não posso nem ouvir a voz de meus filhos, está difícil por eles eu ser extressado e impaciente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      O barulho patrocinado por motociclistas, parece que está aumentando, e se pedimos à algum deles, para diminuirem o ronco de suas "monstrengas", covardemente nos respondem aumentando o barulho, se esquecem que somos iguais.
      Por favor entre neste endereço, onde há um pouco mais de informações.
      Muito obrigado por nos visitar,
      http://vidaeternocrescimento.blogspot.com/2013/01/misofonia.html

      Excluir
  15. Isso está atrapalhando até o meu relacionamento com minha Família, pois as vezes não posso nem ouvir a voz de meus filhos, está difícil por eles eu ser extressado e impaciente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      O barulho patrocinado por motociclistas, parece que está aumentando, e se pedimos à algum deles, para diminuirem o ronco de suas "monstrengas", covardemente nos respondem aumentando o barulho, se esquecem que somos iguais.
      Por favor entre neste endereço, onde há um pouco mais de informações.
      Muito obrigado por nos visitar,
      http://vidaeternocrescimento.blogspot.com/2013/01/misofonia.html

      Excluir
  16. Isso é considerado umá deficiência auditiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor entre nestes dois endereços, acreditamos que poderao ser bem esclarecedores à senhora.

      ► http://antaoluz.blogspot.com.br/2013/03/misofonia-aos-olhos-da-espiritualidade.html
      e neste
      ► http://vidaeternocrescimento.blogspot.com/2013/01/misofonia.html

      Excluir