De acordo com o site msn, o jornalista Henrique Rodriguez, da revista Quatro Rodas, relata como tão difícil é engatar a 1ª marcha de seu veículo!
E questiona; Por que é
difícil engatar a primeira marcha em movimento?
Já tentou
engatar a primeira marcha de um câmbio manual com o carro em movimento?
Provavelmente você teve dificuldades para mover a alavanca e ouviu um ruído
metálico.
Fique
tranquilo. Vamos explicar o que acontece dentro da transmissão do seu carro
nessas horas e o que fazer para evitar que isso se repita.
O câmbio é
responsável por receber a força do motor e transferir às rodas, multiplicando
(ou desmultiplicando) a velocidade das rotações. Ele faz isso controlando o
movimento de três eixos (piloto, contra eixo e principal) por meio de
engrenagens de diferentes tamanhos.
Primeiro é
preciso entender o caminho da força do motor até as rodas.
Quando os
pistões e bielas sobem e descem, giram o virabrequim, um eixo ao qual está
conectado o volante do motor. É a ele que a embreagem se une quando seu pedal
não está pressionado.
Isso permite
que as rotações do motor cheguem ao eixo piloto. É por este eixo, ligado à
embreagem, por onde o câmbio recebe as rotações do motor.
O eixo piloto,
por sua vez, transfere seu movimento ao contra eixo, que vai direcionar a
rotação do motor para cada uma das marchas. É aí que a mágica começa.
As engrenagens
das marchas, posicionadas no eixo principal (o eixo de saída de força para as
rodas), se encontram com suas engrenagens correspondentes do eixo principal.
Mas cada
marcha trabalha com engrenagens de diâmetros específicos.
O tamanho
destas engrenagens define o torque (força) que ela exerce: uma relação 3:1, por
exemplo, significa que, a cada três voltas do virabrequim, do volante, ou do
eixo piloto, essa engrenagem dá uma volta completa.
Nas primeiras
marchas, o virabrequim (e, consequentemente, o motor) dá mais voltas que a
engrenagem do câmbio e, assim, multiplica a força enviada às rodas.
Normalmente,
há uma grande diferença de tamanho entre as engrenagens da primeira e da
segunda marcha. Nas seguintes a diferença é menor, pois o carro já está em boa
velocidade.
Quer um
exemplo? No Volkswagen Gol 1.0, as relações do câmbio são 4,1:1 (primeira),
2,3:1 (segunda), 1,43:1 (terceira), 0,9:1 (quarta) e 0,7:1 (quinta).
Se na primeira
marcha 4,1 rotações do motor representam uma rotação do eixo principal, na
quinta marcha o eixo já terá dado uma volta quando o volante tiver dado 0,7
volta – ou seja, estará mais rápido que o motor.
Para facilitar
as trocas, existe uma peça chamada anel sincronizador. Ele tem dentes cônicos
que ajudam a sincronizar as rotações entre engrenagem da marcha e a que está
ligada ao contra eixo.
Entretanto,
como a engrenagem da primeira marcha é bem maior, gira em velocidade menor e o
anel não é capaz de equalizar essa enorme diferença de velocidade.
Para tentar
amenizar esse problema, o ideal é reduzir bastante a velocidade do carro antes
de acionar a primeira marcha. Ou você vai ouvir o barulho de arranhado outra
vez – e torcer pela integridade do anel sincronizador.
Por que é difícil engatar a primeira marcha em movimento?
Por Henrique Rodriguez
Fonte: MSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário