...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Estrada Real de Minas Gerais


Conheça a Estrada Real, incrível roteiro de viagem de carro por Minas Gerais


São 3 horas e 12 minutos, num total de 176 km entre Mariana até São João Del Rey, e numa esticada té Carrancas, se leva mais 1 hora e 26 minutos em mais 82 kms de passeio, mas vale a pena escolher locais belíssimos para parar, só depende de você parar ou não parar e esticar mais algumas horas num passeio cheio de históricas emoções. VALE CONHECER!


MARIANA

A Estrada Real, caminho que liga Minas Gerais a São Paulo e Rio de Janeiro, foi construída com o intuito de servir como passagem para o ouro e diamante que eram extraídos das minas na época da coroa portuguesa.


O objetivo era controlar a distribuição da produção do interior para o litoral, fiscalizando a circulação das riquezas. Ao todo são mais de 1500 quilômetros de estrada, que passam por cidades históricas e cantinhos paradisíacos. Não é à toa que o caminho é um dos roteiros preferidos de quem prefere se aventurar de carro pelo Brasil.

Por ser muito extensa e com várias vertentes, a dica é montar um roteiro passando pelos principais destinos, fazendo com que a viagem não fique cansativa. Originalmente, a estrada ligava apenas Ouro Preto, que era conhecida na época como Villa Rica, ao porto de Paraty.


Conforme aumentava a necessidade de transporte para outras partes do país, foram criadas outras rotas a partir da original. Mesmo assim, a maior parte da Estrada Real passa por Minas Gerais, no circuito das cidades históricas. Portanto, não deixe de incluir esses lugares na sua lista;


Foto: Com cara de cidade pacata, Mariana, em Minas Gerais, ainda consegue preservar suas origens embora seja um importante marco na história. Não estamos falando do fato da cidade ter sido palco de um dos maiores desastres ambientais do mundo, mas por ter sido fundamental durante a época do Brasil Colônia. Com construções históricas e diversas igrejas espalhadas pela cidade, o destino é uma versão menos turística do que a vizinha Ouro Preto.

Lá está a Mina da Passagem, considerada uma das maiores minas de ouro aberta para visitação, de onde saíam toneladas da matéria que serviam para impulsionar a economia na época da colonização. Estima-se que 50% do ouro produzido no período vinha de Mariana e Ouro Preto. Para quem quer ver de perto esse lugar incrível, é possível descer 120 metros abaixo do solo e conhecer os túneis e esconderijos dessa mina desativada. O ingresso custa cerca de R$ 88 por pessoa, sendo possível encontrar promoções durante a baixa temporada.

OURO PRETO

Parada obrigatória para entender sobre a história do Brasil, Ouro Preto é um dos destinos mais charmosos de Minas Gerais. Com um clima interiorano, o destino foi palco de um dos momentos mais importantes do nosso país: a Inconfidência Mineira - luta pelo fim do domínio português e o período da escravidão. Os principais artistas barrocos deixaram suas marcas e obras pela cidade, fator que faz com que Ouro Preto seja um verdadeiro museu a céu aberto, recheado de atrações e pontos turísticos históricos.


Um dos lugares mais incríveis da cidade, e um dos melhores para entender a história da região, é o Museu da Inconfidência Mineira. Por lá, o visitante encontra objetos e importantes documentos que demonstram a importância do movimento que buscava ir contra o domínio português. Além disso, o prédio que abriga o museu é um dos mais bonitos e icônicos da cidade!

CONGONHAS

A cidade de Congonhas, assim como Mariana e Ouro Preto, nasceu da exploração do ouro para abastecer a economia na época do Brasil Colônia. O destino é uma das paradas na Estrada Real, já que é possível observar diversas construções importantes e entender ainda mais da história do nosso país.


Entretanto, mesmo com muitos lugares para serem vistos, o grande destaque da cidade é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que constitui um dos mais famosos e belos conjuntos arquitetônicos do Brasil. Localizado em cima de uma montanha, os visitantes são recebidos com estátuas dos 12 profetas esculpidos em pedra-sabão. O autor desses tesouros da arte barroca foi Aleijadinho, entre 1800 e 1805. O local é considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade.

TIRADENTES

Recebendo o nome de um dos personagens principais da Inconfidência Mineira, Tiradentes une o melhor de todas as cidades da Estrada Real e é um daqueles lugares apaixonantes. O destino, que é bem famoso por seu Carnaval de rua, abriga igrejas e casarões bem conservados ao longo das ladeiras com o tradicional calçamento de pedra do Brasil colonial.


O principal ponto da cidade é o Centro Histórico, que abriga incríveis igrejas, em especial a Igreja Matriz de Santo Antônio. Sua localização privilegiada, no alto de uma montanha, garante uma bela vista da região, principalmente no pôr do sol, quando a luz dourada parece cobrir de ouro os casarões. Se a fachada já impressionada, o interior do espaço revela uma grande quantidade de ouro utilizada na decoração. Vale a pena prestar atenção nos detalhes.

SÃO JOÃO DEL REI

São João Del Rei é uma das mais importantes e antigas cidades mineiras quando falamos sobre a época da colonização. O local nasceu em 1702 às margens do rio das Mortes pelas mãos de bandeirantes paulistas. Embora guarde o agito de uma cidade interiorana mineira, o destino ainda consegue manter suas raízes e revelar aos turistas incríveis pontos históricos.


A melhor forma de conhecer São João Del Rei em sua essência é percorrer suas ruas de paralelepípedos, sem pressa. Estando lá, não deixe de visitar a Igreja São Francisco de Assis, que foi tombada pelo IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]. O local conta com características barrocas, com uma grande quantidade de detalhes! Outro passeio imperdível é o roteiro de Maria Fumaça, fundado por Dom Pedro II, que tem como destino a cidade de Tiradentes.

CARRANCAS

A cidade de Carrancas, no sul de Minas Gerais, é um dos destaques da Estrada Real já que não guarda somente lugares históricos, como também belezas naturais incríveis. É uma ótima opção de parada, pois foge um pouco do roteiro tradicional!


Famosa pelo seu grande número de cachoeiras, por lá o turista encontra uma grande variedade de lugares para se refrescar. Para quem gosta de trilhas em meio à natureza, o destino é um prato cheio. Uma das curiosidades do lugar é que ele abriga a nascente do Rio Capivari, sendo possível fazer uma visita e banhar-se em suas águas.
ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM CARRANCAS

Conheça a Estrada Real, incrível roteiro de viagem de carro por Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário