...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

BOTAFOGO - Origem do nome do bairro carioca

O nome do bairro carioca "Botafogo" remonta do histórico navio de Guerra português, que em sua época era considerado o mais poderoso galeão de Guerra do mundo, batizado como “galeão São João Baptista, mais conhecido pela alcunha de "Botafogo".

Construído em 1534, tinha um deslocamento de cerca de 1000 toneladas e estava armado com 366 bocas de fogo de bronze, tendo por isso um tremendo poder de fogo. Por essa razão tornou-se conhecido por "Botafogo".

Este navio foi usado em inúmeras batalhas, tendo ficado famoso durante a conquista de Tunes.

Quando Carlos V se lançou na conquista de Tunes, solicitou apoio naval a Portugal, e pediu especificamente o "Botafogo".

Nessa batalha, o "Botafogo" era comandado pelo Infante D. Luís, irmão do Rei D. João III de Portugal e cunhado do Imperador Carlos V.


O "Botafogo" liderou o ataque a Tunes e foi o seu esporão que conseguiu quebrar as correntes do porto de La Goleta, que defendiam a entrada, permitindo então à armada cristã a conquista da cidade de Tunes.

Um dos membros da tripulação do galeão, chamado João Pereira de Sousa, um nobre da cidade de Elvas, tornou-se famoso porque era o responsável pela artilharia do navio, pelo que também ele ganhou a alcunha de "Botafogo", que foi incluído no seu apelido, passando também aos seus descendentes.

Mais tarde, em 1590 quando João Pereira de Sousa se estabeleceu no Brasil, comprou as terras de Antonio Francisco Velho, que havia recebido as terras de Estácio de Sá, terras junto da baía de Guanabara, passando essa área a ser conhecida por "Botafogo".

A chegada da família real portuguesa ao Brasil e à cidade em 1808, mudou totalmente a vida de "Botafogo". De bairro rural, transformou-se no local preferido dos nobres que procuravam o bairro para nele construir suas residencias.

É por esta razão que até hoje o famoso bairro nobre na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro tem o nome de "Botafogo", um orgulho da cidade maravilhosa!


7 comentários:

  1. Interessante história pela qual foi dada o nome ao bairro e no século passado a um time de futebol homônimo mundialmente conhecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha ha ha! O Bostafogo não é conhecido nem no morro Dona Marta, cara! O que dirá no resto do mundo! Já teve dias de glória mas... bota PASSADO nisso! De quebra, é timeco de intelectualoide esquerdista FDP... uma bosta! Podes crer!

      Excluir
  2. O Botafogo .... mundialmente conhecido? Times brasileiros mundialmente conhecidos: Santos, Flamengo, São Paulo, Corinthians

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harrison, se nota que vc não conhece a historia do futebol. Destes que vc menciona somente o Santos tem tanta fama quanto o Botafogo e apenas nos ultimos 40 anos. Santos e Botafogo mudaram a historia deste esporte a partir de 1957, ganhamos 3 copas do mundo com base destes dois times, disputaram inumeros torneios em tempos que não havia transnmissão de jogos por TV. Só por causa da internet e dos novos tempos é que alguem pode achar que Maradona jogou mais que Pelé e Garrincha. Eu falo de fatos, não de achismos.

      Excluir
  3. Bem o Botafogo é mundialmente conhecido,é ainda por cima,foi o time que mais forneceu jogadores decisivos a seleção mais conhecida do mundo.
    Quando tudo começou em 58,um botafoguense chamado Didi, pegou a bola do gol que o Brasil levou da Suecia e disse: " O BOTAFOGO veio aqui recentemente e goleou esse time", depois 62 com Garrincha, 70 com Jairzinho, bom chega,não se muda a história nem por ela seus conhecidos.

    ResponderExcluir
  4. O Botafogo é mundialmente conhecido, como também o time que mais forneceu jogadores decisivos para seleção mais conhecida do mundo.
    Quando tudo começou em 58, um botafoguense, chamado Didi, pegou a bola do gol que o Brasil levou da Suécia e deu um incentivo ao time dizendo: " O BOTAFOGO recentemente goleou esse time ".
    Depois 62 com Garrincha, 70 Jairzinho.
    Bom não adianta tentar mudar a história, muito menos seus conhecidos.

    ResponderExcluir
  5. Wagner Moraes de Almeida(Salim)3 de janeiro de 2018 às 03:22

    Este John deve ser um flamenguista invejoso pois o fla nunca contribui com uma conquista de copa para o Brasil, apesar de ter alguns craques como Zico, Junior, Dida, Leandro e muitos outros....mas o Botafogo nunca deixara de ser o Glorioso... é o único time do mundo que usa apenas o símbolo na sua camisa...não precisa de nome e nem sigla para ser conhecido mundialmente....Garrincha, Didi, Paulo Valentim, Nilton Santos, Rildo, Quarentinha, Amarildo, Jairzinho, Zagallo, Rogério, Zequinha, Marinho Chagas, Tulio Maravilha, Jeferson, Rodrigo Pipao e muitos outros que vestiram esta CAMISA GLORIOSA...BOTAFOGO O MAIS QUERIDO DO BRASIL.

    ResponderExcluir