...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

O Espinafre, uma lenda, mas não é o alimento mais nutritivo como se pensava

Qual de nós, não saboreou uma refeição com espinafre acreditando estar reforçando a nossa base alimentar? Ele faz bem à saúde mas não é o alimento mais nutritivo como se pensava.
 
Assim, por causa do marinheiro Popeye, todos nós crescemos acreditando que o espinafre dá força e desenvolve os músculos.

Mas essa história acabou sendo desmitificada pelo autor Samuel Arbesman, que explica  no seu livro “The Half-life of Facts: Why Everything We Know Has an Expiration Date”, (A meia verdade dos fatos), nos mostra que conhecimento é menos rígido do que parece, e que alguns erros podem se espalhar rapidamente e virarem verdades.

O mito do espinafre, segundo ele, começou em 1870, quando o químico alemão Erich von Wolf estudava a quantidade de ferro contida nos vegetais verdes, e, acidentalmente adicionou uma casa decimal a mais ao anotar sua descoberta a quantidade de ferro no espinafre errando o lugar da vírgula: em vez do número real, 3,5 miligramas de ferro anotou 35 miligramas a cada 100 gramas de folhas de espinafre.

Como resultado, o espinafre foi catalogado como fonte de 35 miligramas de ferro. O exagero só foi corrigido em 1937, mas antes disso serviu de inspiração para a criação do personagem Popeye.
 
Assim Popeye foi criado, com a recomendação que ele comesse espinafre para ficar forte, devido às propriedades saudáveis da verdura. Aparentemente, o Popeye ajudou a aumentar em um terço o consumo de espinafre nos EUA!
 
Em 1981, “The British Medical Journal” publicou um artigo onde desmistificou o mito do espinafre, mas reconheceu  o espinafre como um alimento reconhecido como um dos vegetais com maior teor de ferro entre as verduras.
 
Para Samuel Arbesman, especialista em matemática, nos mostra que nosso conhecimento é menos rígido do que parece. Em seu livro, Arbesman explica que não importa qual seja a área, os fatos mudam ou são corrigidos, e entender estas mudanças é útil e interessante.

O livro mostra que o conhecimento não passa de uma taxa de consenso que pode mudar com o passar dos anos. Parte dessas mudanças são frutos de erros e correções, porém muitas mudanças se devem a novas descobertas permitidas pelo avanço da tecnologia.

Para Arbesman, a ciência é um “esforço humano” e o conhecimento constante traz consigo a incerteza do erro. A doutrina científica de hoje pode se tornar o exemplo de erro de amanhã.
 
O que deve ser feito? A resposta certa, segundo Arbesman, é abraçar a mudança, em vez de evitá-la. “Mais importante do que a aprendizagem é aprender a se adaptar às mudanças”, disse Arbesman. Em outras palavras: em um mundo com fluxo constante de informações, não é o que você sabe que conta, mas sim sua capacidade de atualizar as informações aprendidas.
 
Bem, o espinafre pode até não ser o melhor vegetal, mas faz bem à saúde e, como a maioria das folhas escuras, além de ferro, a hortaliça tem cálcio, fósforo, vitamina A e B e pode ser usado para combater hipertensão, pedras nos rins, artrite e a prisão de ventre.

Fonte:
The Wall Street Journal
http: // www elonce com/secciones/general/319389-el-mito-de-popeye

Nenhum comentário:

Postar um comentário