...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Bonde "Cable Car" de San Francisco - Vamos conhece-lo melhor

O sistema de bondinhos em São Francisco, iniciou suas operações em 1873, bondes que são puxados por cabos que correm por uma canaleta entre os trilhos, como esses bondes não possuem eletricidade, o motorista do bonde usa uma embreagem para se fixar ao cabo que move-se por essa canaleta central.


O sistema de cabos em San Francisco é o último que se conhece, portanto considerado um ícone no mundo e atualmente em anexo ao "Ferry Building" há o Museu “Cable Car”, e em suas galerias permite ao visitante conhecer a principal casa de força com os cabos que os leva e traz.

 

Video produzido por turista alemão


 
Alguns bondes elétricos datam de 1892, são vistos no filme que cruzam a rua do Mercado.

Abaixo há o filme de 1906 em San Francisco, acervo que está sendo considerado como o filme mais antigo do mundo.

O valor deste pequeno “video clip”, é uma viagem no túnel do tempo, pois nos mostra a calma da cidade de 1906.
 
Um filme que deliciará os apaixonados por cinema, produzido a partir de um bonde (cable car) na Market Street, em San Francisco, California.

Não nos surpreende a quantidade de automóveis existentes na época, pois já indicava a vocação industrial de um grande país, mas um momento precioso, um momento em que o “sonho americano” não era um pesadelo.

O filme nos revela que pela postura do policial, tudo era normal em relação as imprudências, uma postura bem precária em relação à regra de hoje, uma convivência pacífica entre pedestres, bicicletas, carroças, automóveis, bondes, e policia, assim nasceu o trânsito de hoje.


O filme teve sua produção identificada de 14 de abril de 1906, é uma raridade, foi realizado 4 dias antes de um grande terremoto, uma tragédia da natureza que dizimou quase que a totalidade dos habitantes e a cidade de San Francisco ficou em ruínas.

O filme foi preservado em relação ao terremoto devido ter sido embarcado num trem a New York, para a revelação ser processada, daí ter sido poupado daquela tragédia.

 

Esse grande edifício no final da Market Street ainda está lá, é oFerry Building”, ainda é a mesma visão da Market Street!

Nesse filme, o trecho percorrido é de apenas 2,5 kms numa velocidade de 10 km p/h., a câmera postada na janela da frente e para a época sem recursos de aproximação do zoom, gerando uma distorção de profundidade que potencializa o caos no trânsito, mas todos os veículos, pedestres e carroças estão numa distância razoável.

Cenas de pessoas desabrigadas e prédios danificados em San Francisco após o terremoto de 1906 e fogo.



A cidade de São Francisco está localizada numa região de extrema sensibilidade com terremotos, felizmente soube aprender com os erros do passado e hoje está edificada dentro de um rígido código de obras para sobreviver a tragédias como essa.

 
Agora vamos conhecer um pouco de San Francisco



As 10 principais atraçoes de San Francisco

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário