...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Ultrapassagens no Trânsito Urbano ou na Estrada

Nas ultrapassagens, denuncie suas intenções — mostre o que vai fazer —  sempre utilize as luzes direcionais (setas) antes de ultrapassar.

Não inicie uma ultrapassagem ou comece a sair de sua linha antes que tenha a certeza de que a sinalização de piso ou aérea o permita e, tenha suficiente espaço, para voltar à sua linha original.

Cada vez que você faz uma ultrapassagem aumenta as probabilidades de haver um acidente, portanto, evite ultrapassar qualquer veículo em estradas de duas mãos — incluindo motocicletas e bicicletas.


Seja paciente ao ultrapassar um ciclista. Diminua sua velocidade e somente passe quando estiver seguro. Não obrigue o ciclista a sair do caminho.


As velocidades em uma estrada oscilam entre 60 a 120 kms por hora, então você necessita de 10 a 20 segundos entre você e o trânsito em direção contrária para passar com segurança, o que significa que nesse tempo e em condições normais — pista seca e limpa — a 80 kms por hora, você percorrerá 200 a 400 metros.



É notório também que o veículo que vem em sentido contrário também precisa da mesma distância, o que significa que você necessitará 2 vezes dessa distância para uma ultrapassagem extremamente segura, ou seja, de 400 a 800 metros — caminhoneiros principalmente quando estiverem carregados ou em aclives devem considerar "os limites" do veículo e em declives devem considerar o peso no fator gravidade.

É muito difícil ver e julgar a velocidade dos veículos em sentido contrário, numa distância de 250 metros ou mais, porém, cabe a você julgar se tem ou não espaço suficiente, principalmente se está próximo a:
Nunca conte com suficiente tempo para ultrapassar vários veículos ao mesmo tempo e, tão pouco acredite que outros motoristas lhe abrirão espaço para você entrar.

» Um veículo em sentido contrário,

» Um aclive ou uma curva,

» Uma esquina ou um cruzamento,

» Alguma obstrução, tais como: obras, lombadas e etcs. no caminho.

Os veículos sempre aparentam estar em menor velocidade do que realmente estão, tanto que um veículo que está suficientemente longe, geralmente parece estar imóvel e, só se percebe sua velocidade, quando rapidamente se aproxima — portanto, demasiado próximo.


Na dúvida nunca inicie uma ultrapassagem.

Antes de regressar à linha a qual dirigia, esteja seguro de não estar perigosamente próximo ao veículo que acaba de ultrapassar, portanto, antes de retornar olhe pelos espelhos retrovisores e veja se o veículo está dentro da sua visão.

Quando pode ver ambas luzes dianteiras, dentro do espelho retrovisor, terá suficiente espaço para retornar à linha donde dirigia seu veículo.


Nunca conte com suficiente tempo para ultrapassar vários veículos ao mesmo tempo e, tão pouco acredite que outros motoristas lhe abrirão espaço para você entrar. Se você forçar entrar num espaço reduzido terá todas as chances de provocar um acidente.

Conforme dados da polícia rodoviária americana, a maior incidência de acidentes, durante o "rush" de trânsito, acontece exatamente durante as ultrapassagens.

Uma boa razão para evitar o envolvimento em um acidente, iniciado por qualquer condutor que dirige inapropriadamente em ultrapassagens perigosas, é estar com os 5 sentidos em alerta, principalmente monitoriando quem vem atrás - caminhoneiros cautelosos olham pelos retrovisores a cada 20 a 30 segundos - o condutor perigoso rapidamente lhe dá sinais que fatalmente colocará a todos em risco.

Quanto ao motorista que estiver sendo ultrapassado, o mais correto é tirar o pé suavemente do acelerador para reduzir a velocidade, consequentemente, abrindo espaço à frente, evitando assim um acidente.

Antes de iniciar uma ultrapassagem tente visualizar uma rota de escape - fuga, ou seja, uma alternativa para evitar um possível acidente, em caso negativo, não inicie a ultrapassagem!

Sair de casa 10 a 20 minutos mais cedo ajuda e muito, pois diminui a ansiedade, a pressa e a pressão para chegar a tempo.

Condutor esteja seguro de ir ao banheiro antes de iniciar uma viagem, isto reduzirá consideravelmente as chances de um possível acidente — lembre-se que você estara sob intenso estresse, sem perceber estara como "desvairado" correndo pelas ruas e estradas, ou nos proporcionara um triste e constrangedor espetáculo "urinando" em vias públicas.

No vídeo abaixo encontramos erros que nos ferem os olhos — falta tudo — nenhum respeito a sinalização de piso, falta luzes de alerta de ambos veículos, acostamento cheio de mato, condutor do veículo que ultrapassa e o que está sendo ultrapassado — observe-os e deixe aqui seu comentário ou comente em casa, na escola, no trabalho ou com seus amigos.

Video — Carreta com 10 vagões, numa estrada e totalmente sem luzes de alerta, você concorda?


 
Comentário de nosso "Devagar Se Vai Mais Longe"

Nós lamentamos faltar no caminhão, detalhes de advertência, como luzes intermitentes, altas e visíveis, como bandeirolas nas laterais, na frente e atrás.

Faltam cores em tons refletivos, para dar a devida noção de profundidade a quem está ultrapassando, e na última carreta deve haver uma faixa amarela com a inscrição, "veículo longo" e que seja bem visível.


Lamentamos, que nossas estradas faltem trechos alternativos para o "by pass", para veículos lentos e longos, ou seja faltam trechos para ultrapassagens seguras, mas principalmente faltam acostamentos largos, limpos e úteis em toda parte do Brasil, para eventuais fugas de possíveis acidentes!

Projetistas de estradas, por favor pensem em segurança!

Em trechos de aclive, precisa haver a 3ª faixa na direita, como alternativa, para o veículo lento, infelizmente vamos continuar assistindo mortes e mais mortes violentas em nossas estradas ultrapassadas e sem segurança!

Mas lamentamos muito mais, haver pouca sinalização na estrada e o acostamento estar coberto de vegetação, escondendo alguma possível armadilha, talvez, um desnível no solo, que poderá causar acidentes com danos pessoais e prejuízos ao patrimônio.


.

Poderá gostar de conhecer:

Um comentário: