...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Motorista Barbeiro ou Pé de Chumbo?

A história dos barbeiros nos leva ao século XV, quando a eles além do corte de cabelo, eram atribuídas entre outras funções a de tirar dentes e cortar calos, mas como não eram profissionais habilitados, eventualmente deixavam marcas irreversíveis, gerando a expressão “coisas de barbeiro”.

Mas a expressão “Motorista Barbeiro”, procede da década de 40, quando motoristas mais
apressadinhos cortavam o trânsito e passando raspando a outros veículos, então surgiram comentários como “navalhadas”, ou seja fazendo “barbeiragem”, originando assim a expressão motorista barbeiro para os que dirigem mal e desrespeitam as regras de trânsito.

Mas o brasileiro não se limitou a esta única expressão, mostra-se irônico diante dos demais motoristas, com tiradas como;
Pé de chumbo! (ao motorista que tem o pé pesado e corre como um louco).

Tirou a carta por telefone? (pergunta a outro motorista associando-o como quem tirou a licença sem estar qualificado para dirigir).
Mulher no volante perigo constante! (frase preconceituosa, apesar de as estatísticas de acidentes de trânsito mostrarem que o maior volume de acidentes são de homens).

E outras tiradas mais tais como, nó cego, ruim de serviço, braço duro, roda dura ou domingueiro.


Em ingles, as frases mais comuns em ouvir-se säo, "bad driver", ou seja mal motorista, ou "sunday driver" que traduzida significa "domingueiro" frase alusiva ao motorista que dirige apenas nos finais de semana. Como o transito americano é muito burocrático (respeitador as regras), estes dizeres tem um conceito diferente ao que nós brasileiros interpretamos, pois ao ver de outro motorista americano, um "bad driver" significa aquele que deixa de cumprir as regras de transito.

A expressão Motorista Barbeiro, também nos faz lembrar o desenho animado do Sr. Pateta, que mostra suas duas faces, a do cidadão comum cheio de gentilezas, mas quando entra em seu carro, transforma-se no Sr. Todo-poderoso e cheio de razão!

Para quem desejar rever o desenho animado, que nos leva a década de 1950, o mesmo está abaixo, é um forte questionamento sobre nossos hábitos de ética e cidadania, que poderá ser assistido por crianças de todas as idades.

2 comentários:

  1. Braço duro, Roda presa, são alguns dos meus apelidos !

    ResponderExcluir
  2. Olha só o estrago que esse cidadão causou.
    https://www.youtube.com/watch?v=F6IlyqrO8k4

    ResponderExcluir