A rodovia ignorada há mais de 50 anos, e que eliminaria congestionamentos no Litoral de São Paulo, seria capaz de ligar a Zona Sul da Capital até Itanhaém em apenas 30 minutos. O trajeto da estrada Capital-Litoral Sul teria apenas 15 quilômetros, por exemplo, contra os quase 70 da Rodovia dos Imigrantes.
De acordo com as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) admitiu que voltou a avaliar a viabilidade técnica e econômica da Rodovia Parelheiros-Itanhaém.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) admitiu na última quarta-feira que voltou a avaliar a viabilidade técnica e econômica da Rodovia Parelheiros-Itanhaém. Segundo o DER, o estudo de viabilidade está a cargo da Diretoria de Engenharia do órgão, que é vinculado ao Governo do Estado. Na prática, trata-se de uma atualização das informações contidas na análise de plantas feita pelo próprio DER em 2015.
Conheça o traçado
O traçado começaria na altura do km 319 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55), no Jardim Suarão, próximo à divisa entre Itanhaém e Mongaguá.
O projeto original previa que as pistas atravessariam os vales dos rios Aguapeú, Branco e Branquinho. Após a subida da Serra do Mar a estrada chegaria ao Planalto pela margem do Vale do Rio Capivari, já no município de São Paulo.
A partir daí o asfalto seguiria no sentido sul-norte paralelamente à antiga estrada de ferro que ligava os distritos de Marsilac e Santo Amaro através da Estação Evangelista de Souza.
E cruzaria o Rodoanel Mário Covas (SP-21) na altura do km 56. O fim da viagem seria na Estrada Ecoturística de Parelheiros, próximo do cruzamento com a Avenida Fernando da Cruz Alves.
Sem o contrato para construção da Rodovia Parelheiros-Itanhaém, a Contern enfrentou dificuldades financeiras nos anos seguintes até pedir a recuperação judicial. A empresa operava projetos nas áreas de infraestrutura e energia.
Empresa se interessou
Em 2012, a empresa concessionária Contern Construções e Comércio Ltda manifestou ao Governo do Estado interesse em construir e operar a rodovia, a princípio chamada provisoriamente de Nova Imigrantes.
https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/rodovia-ignorada-ha-50-anos-ligaria-sp-ao-litoral-em-apenas-30-minutos/184331/
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