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Rodovia entre Parelheiros e Itanhaém em estudos no DER - Por Diário do Litoral

A rodovia ignorada há mais de 50 anos, e que eliminaria congestionamentos no Litoral de São Paulo, seria capaz de ligar a Zona Sul da Capital até Itanhaém em apenas 30 minutos. O trajeto da estrada Capital-Litoral Sul teria apenas 15 quilômetros, por exemplo, contra os quase 70 da Rodovia dos Imigrantes.

De acordo com as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) admitiu que voltou a avaliar a viabilidade técnica e econômica da Rodovia Parelheiros-Itanhaém.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) admitiu na última quarta-feira que voltou a avaliar a viabilidade técnica e econômica da Rodovia Parelheiros-Itanhaém. Segundo o DER, o estudo de viabilidade está a cargo da Diretoria de Engenharia do órgão, que é vinculado ao Governo do Estado. Na prática, trata-se de uma atualização das informações contidas na análise de plantas feita pelo próprio DER em 2015.

Corria a primeira metade da década de 1970 e Itanhaém vivia um ciclo de crescimento e prosperidade. E, naquela época, deputados, secretários de Estado e prefeitos promoveram o primeiro ato político a favor da construção da Rodovia Parelheiros-Itanhaém. A rodovia prometia acabar com congestionamentos que já existiam na Rodovia Anchieta.

Conheça o traçado

O traçado começaria na altura do km 319 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55), no Jardim Suarão, próximo à divisa entre Itanhaém e Mongaguá.

O projeto original previa que as pistas atravessariam os vales dos rios Aguapeú, Branco e Branquinho. Após a subida da Serra do Mar a estrada chegaria ao Planalto pela margem do Vale do Rio Capivari, já no município de São Paulo.

A partir daí o asfalto seguiria no sentido sul-norte paralelamente à antiga estrada de ferro que ligava os distritos de Marsilac e Santo Amaro através da Estação Evangelista de Souza.

E cruzaria o Rodoanel Mário Covas (SP-21) na altura do km 56. O fim da viagem seria na Estrada Ecoturística de Parelheiros, próximo do cruzamento com a Avenida Fernando da Cruz Alves.

Sem o contrato para construção da Rodovia Parelheiros-Itanhaém, a Contern enfrentou dificuldades financeiras nos anos seguintes até pedir a recuperação judicial. A empresa operava projetos nas áreas de infraestrutura e energia.

Empresa se interessou

Em 2012, a empresa concessionária Contern Construções e Comércio Ltda manifestou ao Governo do Estado interesse em construir e operar a rodovia, a princípio chamada provisoriamente de Nova Imigrantes.

https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/rodovia-ignorada-ha-50-anos-ligaria-sp-ao-litoral-em-apenas-30-minutos/184331/

https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/rodovia-ignorada-ha-50-anos-ligaria-sp-ao-litoral-em-apenas-30-minutos/184331/

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