O
sistema americano de auto estradas, tem toda uma história, um planejamento que
começou a partir das necessidades que o país clamava para seguir no seu caminho
de progresso, pois a Histórica Rota 66, estava sobrecarregada e totalmente
ineficiente pelo tamanho do país, mas amada por seus usuários, que
carinhosamente a apelidaram "the mother road ou main
street", portanto, considerada a estrada-mãe de um dos melhores
sistemas mundiais de auto-estradas.
Desde o princípio, a Rota 66 foi reconhecida como uma
das principais artérias do país, portanto o caminho mais usado nas migrações
internas dos Estados Unidos, especialmente durante os anos 1930, mas não era
referência, e nem oferecia a segurança viária que o país necessitaria para as
próximas gerações.
A estrada Will Rogers Highway, foi aberta em 11 de
novembro de 1926, mas inaugurada oficialmente em 1928, e declarada extinta do
sistema viário americano em 27 de junho de 1985.
A partir de 1942, devido à guerra, com a escassez de borracha
para pneus e combustível, a Rota 66 viveu dias de grandes mudanças.
Assim a Rota 66, tornou-se vital para o transporte dos equipamentos, suprimentos e das tropas militares.
Nesse período, pelo pavimento inadequado, aliado à carência de manutenção dos dias de guerra, tornaram a estrada extremamente precária.
O seu desmantelamento surgiu em 29 de junho de 1956, quando presidente Dwight Eisenhower, que já vinha sendo pressionado por reformas básicas na estrutura da estrada, e influenciado por suas experiências como oficial do Exército e conhecedor da rede de rodovias Autobahn, na Alemanha, sancionou a lei que criou o Sistema Rodoviário Interestadual, ligando o país de ponta a ponta.
O presidente entendia que um sistema Interestadual de rodovias tinha grande valor estratégico, sendo um componente necessário num sistema de defesa nacional.
Aos poucos a Rota 66 começava a sair de cena, e já em 1970, boa parte dos segmentos originais da estrada tinham sido substituídos por rodovias modernas de 4 pistas.
As novas rodovias interestaduais permitiam o deslocamento de uma forma muito mais rápida, cômoda e segura. Com isto a Rota 66 perdeu relevância.
No dia 17 de Janeiro de 1977, todas as placas do estado de Illinois foram removidas e a Rota 66 foi totalmente substituída pela I-55. Da mesma forma foi ocorrendo em outros trechos.
A conclusão do sistema viário estava previsto para 1972, mas somente concluído após 12 anos, precisamente em outubro de 1984, com a data marcada na cidade de Willians, no Arizona, pela substituição do último trecho por Rodovias Interestaduais.
Em 27 junho de 1985 a Rota 66 deixou de fazer parte do Sistema Americano de
Autoestradas. Com isto, a estrada sumiu do mapa, oficialmente. Alguns trechos e
cidades desapareceram de fato. A Rota 66 foi substituída pelas Interestaduais
55, 44, 40, 15 e 10.
Resultados de 29 anos de trabalho
Além das 2448 milhas (2940 kms) existentes da Histórica Rota 66.
Em 1956 existiam 1.460 milhas (2330 kms) de estradas abertas ao trânsito.
Em 1985 foram concluídas 37869 milhas (60590 kms) de estradas abertas.
Resultados de 29 anos de trabalho
Além das 2448 milhas (2940 kms) existentes da Histórica Rota 66.
Em 1956 existiam 1.460 milhas (2330 kms) de estradas abertas ao trânsito.
Em 1985 foram concluídas 37869 milhas (60590 kms) de estradas abertas.
AUTOBAHN – Foi a pioneira como autoestrada de quatro faixas de rolamento
Em 1930 quando o ditador alemão criou o Sistema Auto
Bahn, de quatro pistas e sem interseções, houve uma certa excitação, mas
somente foi inaugurado em 25 de junho de 1937, mas em 1950 por estar
completamente vazia foi considerada um “elefante branco” para o governo
pós-guerra. Porém o transporte de carga foi o grande beneficiado após os anos 50.
Mas nos dias atuais, com as modernas técnicas de segurança viária aplicadas ao longo de seus 12.000 kms, continua sendo uma referência mundial.
VIA ANCHIETA – Levou o Brasil a ser referência na década de 1950
O Brasil despontou como um dos pioneiros na construção
de estradas, quando da inauguração da pista norte da Rodovia Anchieta em 1947,
que funcionou como pista única até 09 de julho de 1953, data em que foi
inaugurada a pista sul.
Na ocasião a Rodovia foi considerada uma obra-prima da engenharia brasileira, dada a arrojada transposição da Serra do Mar por meio de túneis e viadutos.
Na ocasião a Rodovia foi considerada uma obra-prima da engenharia brasileira, dada a arrojada transposição da Serra do Mar por meio de túneis e viadutos.
Por sua vez os “olhos de gato”, para os padrões internacionais de segurança da época, e os constantes nevoeiros na Serra do Mar, esse dispositivo enriqueceu a Via Anchieta, uma novidade que ajudou o Brasil a se posicionar na vanguarda mundial na construção de estradas.
Curta metragem na recem inaugurada Via Achieta - 1947
Experiência americana na Autobahn na Alemanha do pós guerra
Um curta-metragem que mostra a polícia militar do exército americano realizando operações de patrulha na rodovia Autobahn e outras estradas nas zonas ocupadas da Alemanha do pós guerra. Mostra também a formação de novos recrutas, atividades de patrulhamento, incluindo tráfego de rotina, acidentes e emergências, e escoltas através do tráfego.
Sistema de autoestradas em 1955
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Excelente post !
ResponderExcluirQue diferença de cultura e mentalidade são as rodovias americanas ! Dá gosto andar num asfalto liso e com motoristas sem o estress e agfressividade dos brasileiros, que dirigem como trogloditas comparados com os do 1º mundo.
Em 2008, junto com minha filha na época com 20 anos, realizei meu sonho de criança : aluguei um Mustang conversível e fui de Los Angeles para San Francisco pela Highway 1 e retornei pela 101 uma semana depois !
ResponderExcluirUma viagem realmente dos sonhos. Aquele maravilhoso sol da Califórnia se pondo no mar e ainda iluminando as encostas das montanhas coloridas...
Inesquecível !
Recomendo...
Paulo Sérgio Pecchio
Bairro do Campo Belo - SP