O
falecido piloto argentino Juan Manuel Fangio foi campeão mundial de Fórmula 1
por 5 vezes, e, com esse Mercedes ganhou dois grandes prêmios transformando-se
no automóvel mais caro do mundo depois que um comprador anônimo o arrematou em
um leilão por 19,6 milhões de libras esterlinas (29,6 milhões de dólares).
No dia 12 de Julho de 2013, o Mercedes-Benz W196, de 1954, se transformou no veículo mais caro da montadora alemã, disse a casa de leilões Bonhams, devido sua condição em décadas nunca haver sido restaurado. O recorde anterior era de uma Ferrari 250 Testa Rossa, de 1957, vendida por 16,39 milhões de dólares em 2011.
No dia 12 de Julho de 2013, o Mercedes-Benz W196, de 1954, se transformou no veículo mais caro da montadora alemã, disse a casa de leilões Bonhams, devido sua condição em décadas nunca haver sido restaurado. O recorde anterior era de uma Ferrari 250 Testa Rossa, de 1957, vendida por 16,39 milhões de dólares em 2011.
A
"baratinha" de oito cilindros e 2,5 litros pilotado por Fangio tem
sua própria história. As vitórias do piloto argentino em 1954 nos grandes
prêmios da Alemanha e da Suíça foram as primeiras vitórias seguidas da equipe
de Fórmula 1, na volta dela à categoria máxima do automobilismo após a Segunda
Guerra Mundial.
A
legendária Mercedes-Benz W196, competiu em cinco corridas classificatórias para
o Campeonato do Mundo. Depois da vitória de Fangio na Suíça em 1954, apareceu
no ano seguinte Grande Prêmio da Itália, mas sofreu uma avaria na embraiagem.
O carro fez mais aparições em Luxemburgo, Berlim e Hamburgo em 1969 e na década de 1970 foi finalmente aposentada no National Motor Museum em Beaulieu, Hampshire.
Foi vendida a um colecionador privado em 1980 e, em seguida, ficou na propriedade de um empresário alemão.
O carro de fabricação alemã, o número de chassis 00006/54, foi vendido para um comprador privado por telefone, que após pagar a quantia recorde, preferiu manter-se anônimo e a leiloeira Bonhams não vai divulgar o país ou sequer o continente onde reside o novo dono do carro.
Tributo a Juan Manuel Fangio
![]() |
Neste
carro Fangio disputou a vitória do segundo título mundial durante a temporada F1 |
Apelidado de El Maestro, Fangio disse certa vez: "Quando eu estava
em um carro de corrida, eu sempre gostei de ver exatamente onde as rodas estavam
apontando”...
O historiador automobilismo Doug Nye disse Fangio dique que ele iria balançar a
cabeça e dar um "sorriso lento" se ainda estivesse vivo para ver leilão
de hoje.
"Ele era um homem humilde, um mecânico originário de uma cidade pequena com plantações de batatas na Argentina, e ele nunca se esqueceu de suas raízes", disse o Sr. Nye.
"Ele era um homem humilde, um mecânico originário de uma cidade pequena com plantações de batatas na Argentina, e ele nunca se esqueceu de suas raízes", disse o Sr. Nye.
"Como piloto, ele era simplesmente um gênio. Como um homem que ele não
tinha inimigos. Ele foi universalmente amado, mesmo por aqueles que regularmente
batia na pista”
![]() |
Fangio, faleceu em 1995 aos 84 anos,
ganhou cinco campeonatos do mundo,
até hoje, é considerado um piloto “superstar” na F1.
|
Fangio morreu em 1995 aos 84 anos, ganhou 5
campeonatos mundiais e é considerado como um dos maiores pilotos da história do
automobilismo.
Leilão de 12 de Julho de 2013
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário