...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

O ATROPELAMENTO - Histórias que o povo conta

Todos os dias pela manhã e antes de chegarmos ao trabalho, eu e Liza passávamos em uma padaria para tomarmos nosso café. Naquele dia foi um acontecimento fora do normal.
O local era muito movimentado, pois a padaria ficava em uma avenida principal que dava acesso a vários bairros da cidade.

Era quinta-feira, havia muita gente lá dentro, estávamos sentadas olhando para a avenida esperando o nosso pedido chegar, quando de repente vimos um senhor idoso atravessando a avenida fora da faixa em um lugar perigoso.
 
Um ônibus que estava passando naquele momento tentou frear para não atingir o senhor idoso, mas acabou por atingir duas motos que estavam ao lado e outro veículo acabou por atingir o idoso que caiu no chão e ficou estendido, assim como os motoqueiros que também ficaram caídos ali no chão daquela movimentada avenida.

Nesse momento o trânsito parou e logo se formou um enorme congestionamento. Rapidamente chegaram ao local o resgate e a polícia. A avenida naquele trecho ficou interditada e até um helicóptero foi utilizado para o resgate de maior urgência.

Foi interessante perceber como a multidão se formou ali naquele local para ver o salvamento dos feridos.

Escutei alguém dizendo assim: Mas que velho louco, tinha que atravessar logo ali, bastava ele andar um pouco mais e atravessaria na faixa e com o sinal de trânsito aberto para ele passar em segurança”.

Saímos dali e fomos para o nosso trabalho, conversávamos sobre o ocorrido, Liza dizia assim; “Nossa, que confusão logo de manhã, quisera eu poder ficar em casa bem quietinha curtindo minha cama e lendo um bom livro, aquele senhor idoso tinha que sair logo de manhã e causar tanto mal a si e aos outros? Não dá para entender. E além do mais, ele estava totalmente errado.

E continuou; Sabe amiga, a falta de educação é um problema sério demais em nosso país. O transtorno que esse acidente causou, prejudicou muita gente, e quem vai pagar essa conta?

Concordei em parte com o que Liza disse, e acabamos por chegar ao escritório, cada uma foi para o seu setor para mais um dia de trabalho.
Por Lita Duarte
Fonte:

Comentário:

Sinto muito, entro em “parafuso” quanto leio ou ouço histórias tristes como estas, principalmente comentários que tratam o pedestre como “isto” ou “aquilo”.
Tanto o pedestre como o ciclista são as partes mais frágeis no trânsito, se todos nós ao qual me incluo, dirigirmos com mais cautela,  não haveria tanto sofrimento.

Devemos ter em mente que além todos tem os mesmos acessos e direitos sobre os caminhos, jamais poderemos esquecer que todos nós somos pedestres, ora estamos dentro de um veículo, ora estamos caminhando, assim que o respeito deve prevalecer como primeira atitude.

Certa vez ouvi uma pequena frase que sintetiza muita coisa “veja e seja visto”.

Se você não enxerga bem, algo está errado, vá devagar, tente imaginar o que há além da próxima curva.

Sinto muito quando generalizamos e julgamos a todos da mesma forma, possivelmente o pedestre citado, poderia estar em problemas e nós que fazemos para ajudar, NADA... simplesmente “passamos por cima” e o julgamos como louco...

Abaixo rascunhei rapidamente algumas “dicas” que poderão ajudar a um dirigir seguro e fraterno.

Falei e disse,


Carlão, vosso amigo correndo caminhos,




Cabe ao pedestre:
Nunca atravessar com o farol fechado.

O transito parado, com o farol fechado, os carros ficam proibidos de passar.

Lembre daquela máxima que nós aprendemos com a nossa querida vovó - perca um minuto na vida, mas não perca a vida em um minuto.

Muito cuidado com motos, pois nem sempre os motociclistas respeitam e as vezes passam com o sinal vermelho.

Olhar sempre para ambos os lados da rua, até que seja mão única, pois há sempre alguém cortando caminho, ou ultrapassando na contramão.

Roupas claras, ajudam ser melhor visto a noite.

Evitar "sempre" fazer caminhada ou praticar cooper em avenidas movimentadas e a noite.

Uma triste lembrança foi a morte do integrante da banda Titãs, Marcelo Fromer, com apenas 39 anos, que foi atropelado fazendo cooper, por uma motocicleta em uma avenida em São Paulo.

Como o motorista pode evitar problemas ao dirigir:
Deixar sempre livre os espaços entre as faixas.

Sinalizar com antecedência todas as conversões ou mudança de faixas.

Ao convergir mudando de faixa, lembrar que o espelho retrovisor interno lhe dá mais visibilidade, atrás do carro.

Manter o som do carro baixo, para poder ouvir tudo que se passa ao seu redor, como motos se aproximando ou até buzinas de outros autos, como alguma alerta.

Evitar competição, não forçando a aceleração com algum carro ou motociclista e não encostar também seu carro em uma moto ou bicicleta.

Respeitar sempre o pedestre, pois você não sabe das dificuldades motoras e condições de saúde, acima de tudo, o respeito a um idoso ou uma criança. Eles precisam de ser respeitados em sua preferência o pedestre e ao ciclista, pois são as partes mais frágeis do trânsito.

Como o Motociclista pode evitar acidentes:
Todas as informações acima.

Manter uma boa distância entre os carros.

Ande se possível em grupos e não circule entre os veículos.

Manter sempre os faróis acesos, mesmo durante o dia.


Usar equipamentos de segurança, como Capacete, luvas e botas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário