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NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

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Siniav - Monitoramento de Veículos 2013

SINIAV - Começa monitoramento a partir de janeiro / 2013
 
O ano de 2013 vai começar diferente para uma parte dos motoristas brasileiros. Pelo menos inicialmente para quem vai pegar um carro novo. O SINIAV – um tipo de SIVAM para carros – vai entrar em operação em
todo o país, começando obrigatoriamente pelos carros novos.
Todos – sem exceção – terão que sair de fábrica com o chip de rastreamento. Não se trata daquele rastreador que o proprietário pode ou não ativar no momento da compra.
 
O chip do SINIAV estará sempre ativo e identificando o veículo em qualquer ponto do território nacional, seja em estradas ou vias urbanas. O dispositivo vai custar R$ 5,00 e será cobrado do proprietário na hora de licenciar. Ele vai permitir que os órgãos de trânsito fiscalizem a frota nacional, a fim de evitar roubo/furto de veículos/cargas, controlar tráfego, restringir acesso em zonas urbanas, fiscalizar velocidade média, aplicar multas, localizar veículos roubados, enfim, uma série de funções agregadas.
 
 
 
O sistema vai utilizar uma série de antenas fixas ou móveis para

fiscalizar a frota. Além disso, os carros usados também deverão ser equipados com o chip até julho de 2014. Os estados vão programar as instalações individualmente.
 
O serviço deve ser feito no momento do licenciamento. Quem não portar o chip terá de pagar multa de R$ 127,69, além de ter cinco pontos na CNH e ter o veículo retido.
 
PS: Faltou avisar que se o tempo gasto entre duas antenas for menor que o estipulado, conforme as placas de velocidade, ou seja, andou acima do limite, portanto gastou menos tempo entre as antenas, vai ser multado por excesso de velocidade também!
 

Atendendo a Portaria nº 227, de 30 de março de 2010 do DENATRAN, que trata sobre o uso do Protocolo IAV DENATRAN, desenvolvido com o propósito de tornar interoperáveis os equipamentos de leitura, de processamento de informações de veículos e as placas de identificação veicular eletrônica, partes integrantes e fundamentais ao SINIAV, informamos que o termo de confidencialidade já está disponível para download.
 
Ressaltamos aos fabricantes de semicondutores e de equipamentos de leitura e processamento de informações provenientes das placas de identificação veicular eletrônica que pretendam desenvolver soluções para o SINIAV que venham a utilizar protocolo de comunicação terão de utilizar o Protocolo IAV DENATRAN. Para tanto se faz necessária a assinatura de um Termo de Confidencialidade, entre os Fabricantes Licenciados e o DENATRAN.
 
Dessa forma, os fabricantes deverão cumprir os requisitos da referida Portaria para obter o licenciamento mediante pedido oficial protocolizado junto ao DENATRAN e entregar o termo de confidencialidade, devidamente preenchido e assinado pelo preposto da empresa.
 
Qualquer dúvida no preenchimento, favor entrar em contato na CGIE / DENATRAN por meio do endereço eletrônico siniav.denatran@cidades.gov.br - Telefones: (61) 2108-1868.
Informamos que a documentação exigida pela Portaria Denatran 227/2010,
entregue em sua totalidade ou de forma parcial, deverá vir acompanhada de
pedido oficial, no qual deverá constar o objetivo, que é o licenciamento do
 Protocolo IAV DENATRAN, e a relação de todos os documentos apresentados.
Caso a documentação não seja entregue em sua totalidade, incluindo o Termo
de Confidencialidade, também deverá constar no pedido oficial o número do
processo referente à documentação entregue anteriormente.
 
siniav.denatran@cidades.gov.br
Telefones:(61) 2108-1868
 
Fonte: Pesquisa livre na internet

Opinião do Carlão
Neste Brasil de tantas e tantas, tenho muitas dúvidas.
 
1 – Será mais um de nossos devaneios pra inglês ver?
 
2– Qual é a garantia que o “amigo do alheio” ao levar um veículo, arrancar esse "chips" e ao jogar esse “chips” no lixo nosso veículo será encontrado? E adeus carrinho sonhado!

3 - Acredito que seja o primeiro passo para a implantação automática de multas, para quando um veículo avançar a luz vermelha.

4 - Também abre a premissa para que num futuro os veículos conversem entre si e com os "sinais de luzes", assim o "sinal" poderá abrir para a via de maior tráfego dando prioridade para os primeiros em chegada, identificando ao veículo a velocidade máxima e, ou provocar a "famosa" onda verde.

Tenho uma sugestão para os chips:
Que tal enfiar um desses chips de monitoramento na cueca e nas contas bancárias (s.i.c.*) de alguns políticos brasileiros? Com certeza nosso Brasil sairá ganhando!
 
Falei e disse,
Carlão,
 
Vosso amigo correndo caminhos
(*s.i.c. = Sistema de identificação de Contas no estrangeiro!)

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