SINIAV
- Começa monitoramento a partir de janeiro / 2013
O
ano de 2013 vai começar diferente para uma parte dos motoristas brasileiros.
Pelo menos inicialmente para quem vai pegar um carro novo. O SINIAV – um tipo
de SIVAM para carros – vai entrar em operação em
todo o país, começando obrigatoriamente pelos carros novos.
todo o país, começando obrigatoriamente pelos carros novos.
Todos – sem exceção – terão que sair de
fábrica com o chip de rastreamento. Não se trata daquele rastreador que o
proprietário pode ou não ativar no momento da compra.
O
chip do SINIAV estará sempre ativo e identificando o veículo em qualquer ponto
do território nacional, seja em estradas ou vias urbanas. O dispositivo vai
custar R$ 5,00 e será cobrado do proprietário na hora de licenciar. Ele vai
permitir que os órgãos de trânsito fiscalizem a frota nacional, a fim de evitar
roubo/furto de veículos/cargas, controlar tráfego, restringir acesso em zonas
urbanas, fiscalizar velocidade média, aplicar multas, localizar veículos
roubados, enfim, uma série de funções agregadas.
O
sistema vai utilizar uma série de antenas fixas ou móveis para
fiscalizar a frota. Além disso, os carros usados também deverão ser equipados com o chip até julho de 2014. Os estados vão programar as instalações individualmente.
fiscalizar a frota. Além disso, os carros usados também deverão ser equipados com o chip até julho de 2014. Os estados vão programar as instalações individualmente.
O
serviço deve ser feito no momento do licenciamento. Quem não portar o chip terá
de pagar multa de R$ 127,69, além de ter cinco pontos na CNH e ter o veículo
retido.
PS:
Faltou avisar que se o tempo gasto entre duas antenas for menor que o estipulado,
conforme as placas de velocidade, ou seja, andou acima do limite, portanto
gastou menos tempo entre as antenas, vai ser multado por excesso de velocidade
também!
Atendendo a
Portaria nº 227, de 30 de março de 2010 do DENATRAN, que trata sobre o uso do
Protocolo IAV DENATRAN, desenvolvido com o propósito de tornar interoperáveis os
equipamentos de leitura, de processamento de informações de veículos e as placas
de identificação veicular eletrônica, partes integrantes e fundamentais ao
SINIAV, informamos que o termo
de confidencialidade já está disponível para download.
Ressaltamos aos
fabricantes de semicondutores e de equipamentos de leitura e processamento de
informações provenientes das placas de identificação veicular eletrônica que
pretendam desenvolver soluções para o SINIAV que venham a utilizar protocolo de
comunicação terão de utilizar o Protocolo IAV DENATRAN. Para tanto se faz necessária
a assinatura de um Termo de Confidencialidade,
entre os Fabricantes Licenciados e o DENATRAN.
Dessa forma, os
fabricantes deverão cumprir os requisitos da referida Portaria para obter o
licenciamento mediante pedido oficial protocolizado junto ao DENATRAN e entregar
o termo de confidencialidade,
devidamente preenchido e assinado pelo preposto da
empresa.
Qualquer dúvida no
preenchimento, favor entrar em contato na CGIE / DENATRAN por meio do endereço
eletrônico siniav.denatran@cidades.gov.br - Telefones: (61) 2108-1868.
Informamos que a documentação exigida pela Portaria Denatran
227/2010,
entregue em sua totalidade ou de forma parcial, deverá vir acompanhada
de
pedido oficial, no qual deverá constar o objetivo, que é o
licenciamento do
Protocolo IAV DENATRAN, e a relação de todos os documentos
apresentados.
Caso a documentação não seja entregue em sua totalidade, incluindo
o Termo
de Confidencialidade, também deverá constar no pedido oficial o número
do
processo referente à documentação entregue
anteriormente.
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siniav.denatran@cidades.gov.br
Telefones:(61) 2108-1868
Telefones:(61) 2108-1868
Fonte: Pesquisa livre na internet
Neste
Brasil de tantas e tantas, tenho muitas dúvidas.
1
– Será mais um de nossos devaneios pra inglês ver?
2– Qual é a garantia que o “amigo do alheio” ao levar um veículo, arrancar
esse "chips" e ao jogar esse “chips” no lixo nosso veículo será encontrado? E
adeus carrinho sonhado!
3 - Acredito que seja o primeiro passo para a implantação automática de multas, para quando um veículo avançar a luz vermelha.
4 - Também abre a premissa para que num futuro os veículos conversem entre si e com os "sinais de luzes", assim o "sinal" poderá abrir para a via de maior tráfego dando prioridade para os primeiros em chegada, identificando ao veículo a velocidade máxima e, ou provocar a "famosa" onda verde.
Tenho uma sugestão para os chips:
3 - Acredito que seja o primeiro passo para a implantação automática de multas, para quando um veículo avançar a luz vermelha.
4 - Também abre a premissa para que num futuro os veículos conversem entre si e com os "sinais de luzes", assim o "sinal" poderá abrir para a via de maior tráfego dando prioridade para os primeiros em chegada, identificando ao veículo a velocidade máxima e, ou provocar a "famosa" onda verde.
Tenho uma sugestão para os chips:
Que
tal enfiar um desses chips de monitoramento na cueca e nas contas bancárias (s.i.c.*) de alguns políticos brasileiros? Com certeza nosso Brasil sairá ganhando!
Falei
e disse,
Carlão,
Vosso
amigo correndo caminhos
(*s.i.c. = Sistema de identificação de Contas no estrangeiro!)
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