...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Tampas de bueiros no Japão

Tampas de bueiros no Japão
Flores, dragões, samurais… As tampas dos bueiros dão um toque especial em algumas cidades do Japão.
São decoradas com desenhos artísticos para contar histórias de mitos, lendas; expressar hábitos da cultura japonesa e colorir o cenário de concreto das cidades.

Os motivos variam de região para região.
Cidades e alguns distritos têm seus desenhos próprios.
As criações são incentivadas pelas autoridades locais.

No Japão, a arte deixou de estar apenas nos museus e passou para as ruas há muito tempo... Os primeiros bueiros decorados surgiram na década de 1950, como forma de democratização do espaço público.
Mas foi na década de 80 que a tendência virou uma mania nacional.


Para os que gostariam de ver pessoalmente, mas nunca tiveram a oportunidade de vir ao Japão, apresento a minha coleção de fotos de bueiros, que venho tirando durante as minhas viagens pelo Japão.

















A tradição das artes em bueiros está muito bem documentada no livro Drainspotting, do fotógrafo Remo Camerota, lançado em 2010. Gostaria que o conheçam, pois tem fotos uma mais linda do que a outra.


Bueiros do Japão são pintados e retratados em livro de fotógrafo Remo Camerota




Esta tradição está documentada no livro Drainspotting, do fotógrafo e cineasta Remo Camerota que se especializou em registrar a arte urbana pelo mundo. Divididas por cidades, as páginas mostram algumas das tampas de bueiro mais bonitas do mundo pintadas seja por uma iniciativa individual ou das prefeituras locais.


Drainspotting traz um mapa que localiza intervenenções artísticas deste tipo no país. Algumas contam histórias interessantíssimas de mitos locais e, ao contrário do que se pensa, a maior parte do trabalho feito nas tampas não se trata apenas de uma pintura, mas de uma escultura feita em relevo nos discos de ferro e, em seguida, preenchida com tinta – que neste caso, de acordo com Camerota, deve ser feita a partir da resina de árvores misturada ao pigmento para garantir uma durabilidade de cerca de 20 anos.
Fonte:
http://www.flickr.com/photos/remocamerota/sets/72157618891378190/
http://www.180graus.com/cultura/bueiros-do-japao-sao-pintados-e-retratados-em-livro-de-fotografo-341785.html

3 comentários:

  1. Muito bonitos !!!

    Que lição de civilização pra nós !!

    Aqui no Brasil as tampas, simples como são, meramente funcionais, são roubadas todo ano aos milhares ( quase não se vê mais de metal ) e revendidas criminosamente para receptadores recicladores. Tenho vergonha de nosso pais, de pobreza cultural imensa.

    ResponderExcluir
  2. Hi,
    Thank you for asking, but this moment, I don't have any experience with something like this.
    Wilson

    ResponderExcluir